Como funciona uma hidrelétrica?

Descubra o que são e como funcionam as usinas hidrelétricas, a exemplo da Itaipu, que é a maior usina do mundo


As usinas hidrelétricas, ou centrais hidroelétricas, são complexos de projetos de engenharias que envolvem a área civil, elétrica, mecânica, hidráulica, estrutural, geotécnica, de computação, de controle, de automação, ambiental, florestal, de solos, de fundações, de materiais, entre outras.

Trata-se de um conjunto de obras e de equipamentos que objetivam a produção de energia elétrica usando o potencial hidráulico existente em um rio. A energia contida na correnteza dos rios é transformada em energia cinética que movimenta turbinas, e estas movimentam geradores, possibilitando a geração de energia elétrica.

Construção

Os locais devem ser aproveitados em regiões de desníveis naturais dos cursos dos rios, mas também deve ter uma vazão mínima para, com isso, garantir a produtividade e o potencial de geração de energia elétrica.

Como funciona uma hidrelétrica?

Foto: Pixabay

Classificadas das usinas

PCH’s: são as Pequenas Centrais Hidrelétricas que operam em uma faixa de geração de 1 a 30 MW;

GCH’s: são as Grandes Centrais Hidrelétricas que operam com potências acima de 30MW.

O cálculo da potência da usina é efetuado por meio de estudos de hidroenergéticos realizados por profissionais engenheiros civis, eletricistas e mecânicos.

Segundo o Engenheiro Lineu Belico dos Reis, que também é autor do livro Energia Elétrica para o Desenvolvimento Sustentável e Professor da Universidade de São Paulo (USP), “Uma grande hidrelétrica custa muito caro para construir e tem grande impacto ambiental, mas por outro lado é uma fonte de energia limpa e renovável que não depende de combustíveis fósseis”. Existem outras formas de usinas, mas o Brasil continua dependendo das hidrelétricas, uma vez que os outros tipos de usinas ainda não foram colocados em funcionamento.

A maior usina hidrelétrica do mundo, quando se leva em consideração a geração de energia, é a de Itaipu Binacional, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, que tem capacidade de geração de 12.600 MW, que é equivalente a 25% de todo o consumo do Brasil. A maior usina 100% brasileira, no entanto, é a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, uma vez que a Itaipu é Binacional.

Sistema elétrico de energia

O sistema elétrico de energia é constituído por uma rede que é interligada por meio de linhas de transmissão. As cargas, que são pontos de consumo de energia, estão ligadas à essa rede, assim como os geradores, que são pontos de produção de energia. As centrais hidrelétricas são as instalações ligadas às redes de transporte que fazem a injeção de uma porção de energia pelas cargas.


Reportar erro