Como identificar notícias falsas no Facebook. Se precaveja

De acordo com matéria feita pela CNN en Español, o Facebook está trabalhando para erradicar as falsas notícias de sua plataforma


Há alguns anos, as redes sociais entraram de vez no cotidiano da população com acesso à internet. O Facebook, por exemplo, tornou-se o principal meio pelo qual muitas pessoas se informam acerca dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Neste contexto, surge um problema: as notícias falsas. Como saber se determinada notícia é realmente verdadeira? Um vídeo publicado no site da CNN en Español discute o tema e dá algumas dicas para que possamos identificar notícias falsas na rede social.

Medidas para acabar com as notícias falsas

De acordo com a reportagem feita pela CNN en Español, o Facebook está trabalhando para erradicar as falsas notícias de sua plataforma. As principais mudanças serão feitas na seção de “tendências”, que mostra uma lista de assuntos e hashtags cuja popularidade aumentou recentemente na rede social.

Como identificar notícias falsas no Facebook. Se precaveja

Foto: depositphotos

Algumas medidas são as seguintes:

  • As “tendências” serão determinadas pelo número de artigos a respeito e não pela quantidade de pessoas que estão falando sobre determinado assunto. Atualmente, o que acontece é que sai uma reportagem e todos começam a falar do assunto, ainda que apenas um site tenha publicado tal notícia.
  • Cada assunto incluirá uma manchete de um site de notícias e não apenas o nome de um tema geral. Isso significa que a rede social mostrará as manchetes que os jornalistas decidirem que são adequadas para uma história.
  • Os mesmos assuntos serão mostrados a todos na mesma região. A partir daí, já não serão mostradas as notícias de acordo com o interesse de cada usuário do Facebook. Samuel Burke, da CNN en Español, comenta que esta medida é um pouco preocupante, pois isso significa que usarão as notícias mais populares e poderão esconder aquelas que são verdadeiras, mas que não terão grande alcance.

Os usuários encontram informações de todo tipo nas redes sociais e, por isso, é interessante que haja um filtro para separar as verdades das mentiras, explicitando as fontes das notícias.

De acordo com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a empresa trabalha com esse problema há muito tempo e leva essa responsabilidade a sério.


Informar erro