Como interpretar corretamente textos no Enem

A interpretação de texto é uma questão que sempre surge em provas como concursos públicos e no Enem. Aprenda como interpretar corretamente


interpretação de texto é uma questão que sempre surge em provas como concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não raro, a resposta está no próprio enunciado da questão, mas, ainda assim, a interpretação de texto é uma dificuldade para diversas pessoas.

E se engana quem acredita que as questões de interpretação de texto no Enem, por exemplo, só surgem no caderno de provas como Linguagens e Códigos. O aluno que consegue extrair todas as informações passadas pelo texto, independente da matéria, conseguirá resolver a questão com mais eficácia.

Como interpretar corretamente textos no Enem

Foto: depositphotos

Como interpretar textos

Se o texto for muito grande, procure ler a pergunta antes. Quando começar a ler o texto, já tente procurar aquilo que o enunciado da questão está pedindo.

A maioria das provas disponibiliza um curto período de resolução. Por isso, você precisa otimizar o seu tempo. A sua primeira leitura já será com foco e prestando bastante atenção. É de fundamental importância que você leia sem ansiedade e desespero.

Caso você não tenha lido o enunciado antes do texto, após a primeira leitura vá para a pergunta. Depois de entender o que a questão irá abordar, volte para o texto.

Na segunda leitura, sublinhe e destaque as palavras que você acredita que ajudarão a responder aquilo que foi solicitado pela questão.

Também destaque o enunciado. Sublinhe ou circule palavras como “incorreto”, “correto”, “verdadeiro”, “falso”, “não”, para ter certeza do que está sendo solicitado na questão.

Volte a ler o texto e as perguntas quantas vezes julgar necessário.

Cuidado com a extrapolação: não interprete coisas que não estão no texto ou que julga que o autor “quis dizer”. Fique atento para os argumentos que, de fato, estão escritos.

Uma dica para ajudar a otimizar o tempo é colocar ao lado dos parágrafos e das linhas o número delas. Geralmente, as perguntas usam “no terceiro parágrafo”, “na 19ª linha” etc.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Informar erro