Como ler em inglês?

O hábito de leitura, seja de textos escritos na língua materna do leitor ou em língua estrangeira, varia de pessoa para pessoa. Alguns gostam…


O hábito de leitura, seja de textos escritos na língua materna do leitor ou em língua estrangeira, varia de pessoa para pessoa. Alguns gostam muito de ler e devoram livros atrás de livros; outros só leem quando é realmente necessário. Todos os dias nos deparamos com textos e estamos em contato com a leitura, seja no jornal, revista, quadrinhos, livros, posts nas redes sociais, blogs etc.

E quando o texto a ser lido está em inglês? A maioria dos alunos quer entender toda palavra do texto, porém uma boa leitura deve ser realizada em partes, lendo várias palavras ao mesmo tempo para a compreensão do contexto geral.

Antes de iniciar a leitura, também é necessário se perguntar qual é objetivo de se ler tal texto.

As estratégias de leitura

Algumas estratégias de leitura são as seguintes:

  • Skimming – Nesta estratégia, o texto é lido rapidamente apenas para ver quais são as suas ideias principais. Este é o modo que adotamos para ler a maioria dos textos em jornais ou revistas;
  • Scanning – Estratégia utilizada quando o leitor está procurando algo específico;
  • Reading for detail – A leitura é feita cuidadosamente e o leitor procura por detalhes.
Como ler em inglês?

Foto: Reprodução

Dicas para ler bem em inglês

A leitura é uma ótima maneira de melhorar o seu inglês, independentemente de qual nível você esteja. Melhorar as suas habilidades de leitura em inglês inclui o aprendizado de novo vocabulário e expressões, a melhora da habilidade de escrita, o acesso a uma enorme variedade de informações e demais vantagens.

Independente da estratégia utilizada, o mais importante para ler bem em inglês é ler muito, o máximo que você puder.

Veja algumas dicas para ler bem inglês:

  • Busque compreender o contexto geral do texto e não o significado de toda e qualquer palavra, parando a leitura a todo o momento. Ler com um dicionário ao lado, buscando o significado de cada palavra desconhecida, pode ser bem cansativo. Por isso, a melhor opção é sublinhar a palavra e só depois buscar o seu significado;
  • Leia em inglês o que você geralmente gosta de ler em português;
  • Crie o hábito de ler todos os dias, mesmo que seja por apenas dez minutos;
  • Leia jornais em inglês;
  • Escolha um texto adequado para o seu nível, para que a eventual dificuldade de um texto não o desanime.

Reportar erro