,

Como ser um maçom e o que é a maçonaria?

Quando se fala em maçonaria, muitas pessoas já começam a pensar na formação de seita, mistérios e segredos dos mais obscuros possíveis. Tudo isso devido a imagem que criaram para esta instituição.

Mas, ao contrário do que foi posto pela construção social, a maçonaria é uma organização religiosa que une homens com o intuito de apoiar uns aos outros, em uma relação de irmandade.

De acordo com o site oficial da Confederação Maçônica do Brasil (Comab), esta instituição é “essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista”. E, apesar de ser uma organização religiosa, não se trata de uma religião, pois aceita pessoas de todas as crenças. No entanto, apenas homens são permitidos na entidade.

Afinal, o que é e como funciona a maçonaria?

Como ser um maçom e o que é a maçonaria?

Foto: depositphotos

Surgida entre o final do século XVI e início do século XVII, a maçonaria é tida hoje em dia como a maior e mais antiga fraternidade existente no mundo. Atualmente, conta com mais de 3 milhões de integrantes, estando eles espalhados pelos cinco continentes. Como dito anteriormente, a instituição é religiosa por acreditar que há apenas um criador.

Apesar disto, não se trata de uma religião pois a ideia é ser “uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção”, endossa a Comab.

Além do objetivo de união dos homens, a maçonaria também deseja investigar a verdade, fazer um  exame da moral e colocar em prática virtudes. Estudar as causas naturais, ajudar a quem necessita de apoio e lutar pelas expressões verdadeiras são alguns dos pilares desta organização.

No Brasil, segundo relatos da Comab, a instituição teve um momento importante na sua história, quando em 1973 “passou por um processo de declaração conjunto de desfiliação de dez Grandes Orientes Estaduais do Grande Oriente do Brasil.”A partir disso, todas as 21 unidades da maçonaria em solos brasileiros são independentes, autônomas e se reconhecem como legítimas.

De acordo com a Confederação Maçônica do país, a comunidade religiosa já ajudou o Brasil em diversas situações. “A Independência, a Abolição e a República. Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que os maçons tomaram parte ativa”, endossa o texto.

Formas de se tornar um maçom

Para se tornar um maçom, segundo informa o site da Comab, é necessário se enquadrar em alguns requisitos, como:

  • Acreditar e crer na existência de um Criador;
  • Ser um homem livre e de “bons costumes”;
  • Estar consciente de seus deveres para com a Pátria, com a sociedade e consigo mesmo;
  • “Ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.”

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.