Como surgiram as famosas quadrilhas juninas?

As quadrilhas juninas são mais comuns no Nordeste do Brasil, porém, as mesmas tiveram origem fora do País. Conheça


A festa de São João é conhecida por diversas tradições: comidas típicas, fogueira, fogos, forró e, é claro, as animadas quadrilhas, que ajudam a esquentar os corpos nessa época fria de inverno. As danças matutas são mais comuns no Nordeste do Brasil, mas não foi nessa região do País onde elas se originaram.

A origem de tudo

O começo da história das quadrilhas é bem curioso. A sua origem vem das áreas rurais de alguns países da Europa. Sua aparição no Brasil ocorreu no século 19, aproximadamente em 1820, período em que a família real já estava no país e quando dava-se início, no Porto, a revolução liberal portuguesa.

Leia mais sobre a revolução de 1820 

No começo, as quadrilhas foram introduzidas na cidade do Rio de Janeiro (RJ) por membros da elite empresarial. Esse tipo de dança era a preferida para abrir os bailes da nobreza. Logo depois, o costume se expandiu por todo o Brasil, em especial no Nordeste.

Como surgiram as famosas quadrilhas juninas?

Foto: Agência Brasil

Os nordestinos deram um toque especial e colorido para as danças. Foram eles que associaram a quadrilha aos fogos de artifício e a comida da região, que é típica no São João. Como a dança é originalmente francesa, alguns passos levam como nome uma mistura de matuto com francês, nascendo o “matutês”.

A dança na quadrilha junina

Se você já brincou na quadrilha deve conhecer passos como: anarriê (em derrière), anavantur (em avant tout), balancê (balancer), entre outros. A criatividade do povo do Nordeste ainda acrescentou outros como “olha a chuva”, serrote, túnel, entre outros. Eles animaram ainda mais as danças criando espécies de personagens, como os noivos, padre, amante, delegado, etc.

Essas danças são tão importantes e tradicionais que há até mesmo competição de melhor quadrilha, que acontece em diversas partes do país. Mas não é preciso sempre leva-las tão a sério. Pegue sua roupa de matuto (a), um chapéu de palha e seu (a) parceiro (a) e aproveite para se divertir, porque São João é só uma vez por ano.


Reportar erro