Como surgiu o Dia das Crianças?

O Dia das Crianças é reconhecido em vários países. Pela ONU, a data é comemorada mundialmente em 20 de novembro, enquanto que no Brasil em 12 de outubro


O Dia das Crianças é reconhecido em vários países ao redor do mundo, sendo uma data comemorativa para homenagear as crianças e lembrar a importância dos seus direitos e a luta contra o abuso infantil.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, fazendo referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração Universal dos Diretos da Criança, em 1959.

A origem do Dia das Crianças

Em 1924, a então denominada “Liga das Nações” decretou a “Declaração dos Direitos da Criança”, fundamentando os cuidados especiais que deveriam ser tomados durante a fase da infância. Como consequência foram criados atos legais que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a criança.

Como surgiu o Dia das Crianças?

Foto: Pixabay

Em 1925, ocorreu a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança, em Genebra, ocasião em que foi proclamada, pela primeira vez, uma data comemorativa internacional em homenagem à criança. Na conferência ficou estabelecido que o Dia Internacional da Criança seria comemorado no dia 1º de junho.

Em 1954, durante a assembleia geral da ONU, o dia 20 de novembro foi estabelecido como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, e a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989.

O Dia das Crianças no Brasil

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro desde a década de 1920. Em 1923, a então capital do país, o Rio de Janeiro, foi sede do 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou e conseguiu a aprovação do projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa no Brasil. O então presidente brasileiro, Arthur Bernardes, oficializou o Dia das Crianças, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

A tradição dos presentes no Dia das Crianças surgiu na década de 1960, quando ocorreu uma campanha de marketing de duas grandes empresas de brinquedos e de produtos para bebês. As empresas lançaram uma promoção conhecida como “Bebê Robusto”, usando a data para promover a sua linha de bonecas.

Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a data para promover os seus brinquedos e realizar promoções. Desde então, as empresas fabricantes de brinquedos do Brasil consideram o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

O dia 12 de outubro é um feriado nacional desde 1980, pela comemoração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A maioria das nações comemora o Dia das Crianças na data estabelecida pela ONU, outras comemoram em diferentes datas.


Reportar erro