Computação quântica: aplicação útil até para a segurança na web

A computação passou por um intenso desenvolvimento nos últimos anos. O número de transistores em um processador, segundo Gordon Earl Moore, cientista, dobraria a cada 24 meses, aproximadamente.

Esses transistores são dispositivos fundamentais para que o processador possa realizar os cálculos. A previsão dada por Moore ficou conhecida como Lei de Moore, e refere-se à capacidade de computadores que, teoricamente, dobraria a cada biênio.

Empresas como Intel e AMD lançam constantemente processadores cada vez mais velozes, e para isso, são manipuladas porções cada vez menores de matérias. Alguns transistores passaram a ser fabricados com apenas algumas moléculas, de forma que fica difícil superar o seu tamanho, ampliando a capacidade dos aparelhos eletrônicos.

Computação quântica: aplicação útil até para a segurança na web

Foto: Reprodução/ internet

Mundo subatômico

As leis da física, no que se refere aos objetos menores que os átomos, são diferentes das que aprendemos e estamos acostumados. Nesse mundo subatômico, a energia se perde ou se ganha de maneira quantizada em pacotes de energia chamados de quantum. Vários pacotes são chamados de quanta. Por exemplo, um quantum de luz é chamado de fóton, que é também a menor porção possível de energia luminosa.

As partículas subatômicas também podem assumir diversos estados diferentes simultaneamente, de forma que o observador determine o seu estado atual.

Computadores usados para o estudo da física clássica trabalham basicamente com dois estados, que são representados por 0 ou 1, e cada um desses algarismos é chamado de bit. Em um computador quântico, as partículas poderiam assumir o valor 0,1 e até mesmo os dois concomitantemente. Esses valores recebem o nome de qubits. O uso de forma simples dos qubits pode aumentar exponencialmente a capacidade de processamento de um dispositivo.

Afinal, o que é computação quântica?

A computação quântica, podemos dizer, portanto, é uma ciência que estuda a mecânica quântica como uma forma de uso para a realização do processamento computacional.

Sua aplicação é útil também para a segurança. Por exemplo, em um sistema quântico, a observação já altera os resultados de um determinado fenômeno. Quando enviamos uma mensagem entre dois computadores usando a computação quântica, podemos enviar junto com a mensagem, um alerta de segurança com alguma alteração, caso houvesse algum observador – cracker ou espião, por exemplo – interceptando a mensagem antes da mesma chegar ao seu destino final.

Essa estratégia é chamada de criptografia quântica, e é usada por alguns bancos da Áustria para a transmissão segura de informações.

Computador quântico

D-Wave é uma empresa canadense que afirma já ter desenvolvido o primeiro computador quântico, que busca acelerar o processamento mantendo as CPUs com temperaturas próximas do absoluto. Porém, alguns especialistas não consideram esse equipamento como um computador quântico, uma vez que não faz uso dos fenômenos da física quântica diretamente na atividade de processamento. Isso significa que o desempenho dessa máquina ainda não é muito superior ao de outros supercomputadores disponíveis no mercado atual.