Conceito e divisão da história

Entenda o conceito de e periodização e divisão da história e aprenda um pouco sobre cada um desses períodos que vão ser estudados por você


Para facilitar os estudos e a aprendizagem a respeito da história geral do planeta, os historiadores criaram a divisão da história em períodos. Essas divisões costumam separar épocas com características em comum, e o fator de divisão entre um período e outro é sempre uma grande mudança cultural, política ou social da humanidade.

Divisão da história:

Pré-história

História

  • Idade Antiga
  • Idade Média
  • Idade Moderna
  • Idade Contemporânea
Divisão da História

Imagem: Reprodução

Pré-história

Este período inicia-se com o surgimento do homem na terra, que segundo os historiadores, não se tem uma data exata para o seu início. Mas ela durou até aproximadamente 4000 anos a.C., que foi quando surgiram as primeiras formas primitivas de escrita, lá na mesopotâmia. E é a partir do surgimento da escrita que deixamos de estudar pré-história e começamos a estudar a história.

No período paleolítico, também conhecido como pedra lascada, o homem ainda estava aprendendo a dominar o fogo, e utilizava pedras lascadas como armas para caçar alimentos. Já no neolítico, ou pedra polida, eles passaram a ter total domínio do fogo e com ele, aprenderam a modificar um pouco os meios naturais como pedra, madeira e metais para fabricar armas mais aprimoradas para as suas caças. O mesolítico foi uma transição entre os dois períodos já citados, mas ele não é muito estudado, pois não aconteceu em todo o planeta, mas apenas nas regiões em que houve a segunda grande glaciação – principalmente no norte da Europa.

Pré-História

Imagem: Reprodução

História

Em aproximadamente 4000 a.C., quando começou verdadeiramente a história, começa também a Idade Antiga. A maioria dos estudos dessa época é sobre o surgimento das primeiras civilizações, onde a maior parte estava localizada na área do crescente fértil, pois foi lá que os homens puderam desenvolver a agricultura e assim finalmente deixar a vida de nômades para trás.

História

Imagem: Reprodução

A Idade Média começa quando se dá a queda do grande Império Romano, em 476 d.C. Caracterizada também como feudalismo, os estudos são mais focados nas relações entre senhor feudal e servos. Quando os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, termina a Idade Média e começa a Idade Moderna, no ano de 1453. Esta época está marcada pelo renascimento e pelo início das descobertas marítimas.

Idade Média e Idade Moderna

Imagens: Reprodução

Em 1789 aconteceu a Revolução Francesa, que foi importante principalmente por inspirar outras revoluções de independência por todo o mundo. Ela acabou sendo escolhida como marco para o fim da Idade Moderna e começo da Idade Contemporânea, que se estende até os dias atuais, e é caracterizada por, além de muitas revoluções de independência, a modernização da tecnologia e também dos armamentos, que acabaram por gerar as grandes guerras mundiais e depois dela, a Nova Ordem Mundial.

Idade Contemporânea

Imagem: Reprodução


Reportar erro