Conclusão da redação

Todas as etapas da redação são importantes. Saiba como fazer uma boa conclusão para o seu texto.


Para todo estudante, a redação é de extrema importância quando se deseja ingressar nem uma universidade, além de ser também necessária para a vida na escola e fora dela. Muitos se complicam na hora de começar o texto, mas chegar à conclusão é a grande dificuldade para aqueles que não sabem concluir suas ideias de forma a conquistar a apreciação do corretor. Confira a seguir algumas técnicas que ajudam muito na hora de terminar o texto chamando atenção do leitor e convencendo-o de suas ideias.

Coesão é imprescindível

Um texto deve ser coerente e todas as suas partes devem se encaixar, uma completando a outra. Na hora de escrever, preste atenção nos parágrafos, pois não pode ter partes destoantes ou que se contradigam. Todos procurar provocar uma reação forte no leitor e todos os parágrafos devem conter elementos que desempenhem esse papel. Contudo, é na conclusão que o leitor deve se impressionar mais, pois é a partir dela que ele irá fazer a avaliação final da redação.

Dissertação

Os tipos de redação que mais aparecem nas provas de vestibulares devem ser os mais praticados. A dissertação é a mais pedida e, inclusive, é a proposta textual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nela há análise, reflexão, conceito, avaliação, explicações e exposições de ideias. É o texto em que um ponto de vista, uma tese, deve ser estruturada com bons argumentos para que tenha sucesso. A conclusão desse texto traz as ideias que foram expostas durante toda a redação e termina sem deixar dúvidas ou desmentindo o que foi dito, com clareza e precisão.

Conclusão da redação

Foto: Reprodução/ internet

A conclusão

Todo texto necessita de conclusão. Ela é a síntese daquilo que foi escrito no corpo do texto, fechando as ideias. A quantidade de linhas pode variar, mas não deve ser muito longa, deve chegar ao ponto sem enrolações. Na dissertação é comum que a conclusão traga uma proposta de solução ao que foi tratado no texto.

Como concluir bem uma redação?

O que não fazer:

  • Usar expressões como “em resumo”, “terminando” ou “concluindo”;
  • Acrescentar novas informações que necessitam de desenvolvimento;
  • Ter conexão apenas com o último parágrafo de desenvolvimento
  • Escrever mais de um parágrafo.

O que fazer:

Perspectiva

Você pode terminar o texto apresentando possíveis soluções para os desafios apresentados no desenvolvimento do texto. É importante que essas soluções pareçam viáveis.

Retomada da tese

A tese é exposta no parágrafo de introdução e desenvolvida no texto. Você pode, na conclusão, retomá-la dando conclusão.

Oração coordenada conclusiva

É também possível apresentar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva (logo, por isso, então, portanto) expondo soluções para as ideias expostas no corpo do texto.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  • Em virtude dos fatos mencionados …
  • Levando-se em consideração esses aspectos …
  • Em vista dos argumentos apresentados …
  • Dado o exposto …
  • Tendo em vista os aspectos observados …
  • Em virtude do que foi mencionado …
  • Por todos esses aspectos …
  • Pela observação dos aspectos analisados …

Reportar erro