Concordância nominal

A conciliação que deve existir, em uma oração/frase, entre o nome (substantivo) e seus agentes transformadores (pronome, artigo, adjetivo e numeral) quanto ao gênero…


A conciliação que deve existir, em uma oração/frase, entre o nome (substantivo) e seus agentes transformadores (pronome, artigo, adjetivo e numeral) quanto ao gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural) é compreendida como concordância nominal.

Exemplificando o assunto para melhor compreensão

Observe os dois exemplos abaixo e entenda melhor a concordância nominal:
Eu não sou mais um na multidão capitalista.

Segundo a análise da oração, perceba que o termo “na” é a unificação da preposição “em” com o artigo “a” e, consequentemente, está de acordo com o substantivo de gênero feminino “multidão”. Assim, ao mesmo tempo o adjetivo “capitalista” também faz referência ao substantivo e está de acordo em gênero (feminino) e número (singular).

As três amigas fiéis foram ao shopping.

Neste caso, perceba que o artigo “as”, o numeral “três” e o adjetivo “fiéis” estão de acordo em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo “amigas”.

Concordância nominal

Foto: Reprodução

Algumas especificidades sobre concordância nominal

Em casos em que o adjetivo aparecer após dois ou mais substantivos de gêneros distintos, o mesmo irá concordar com o substantivo mais próximo ou permanecerá no masculino plural. Exemplos: Esta redação está com conteúdo e imagem distorcida. Ou: Esta redação está com conteúdo e imagem distorcidos.

  • Caso o adjetivo apareça antes de dois ou mais substantivos, o mesmo irá concordar com o mais próximo. Exemplo: Está desligada televisão e liquidificador na cozinha.
  • Fique atento aos termos anexo, obrigado, incluso e próprio. Todos esses devem concordar com o substantivo. Exemplos: *Segue anexo à pasta o relatório da equipe. *O professor diz: Muito obrigado! *A professora diz: Muito obrigadaEntretanto, caso os mesmos termos tenham a função de advérbio, os mesmos são invariáveis. Exemplos: *Ele quer ir se for hoje. *Eles estão meio tristes, porém, ficarão melhores quando souberem. *Eles ficaram bastante animados. *Você achou que este colchão está caro?
  • Cuidado com as palavras necessário, proibido, bom e permitido. Quando algumas dessas estiver precedida de artigo, o adjetivo irá concordar em gênero com o substantivo. Exemplos: *A entrada é proibida. *A apresentação da carteira é necessária. *A torta está muito boa.

Todavia, caso o substantivo esteja em sentido geral/genérico, permanecerá invariável o adjetivo.


Reportar erro