Confira os fatos sobre o Vaticano que você não sabia

Com uma área total de 0,44 km², o Vaticano é considerado o menor país do mundo. Confira e conheça


O Vaticano não é um simples país, mas sim o ponto central da religião monoteísta mais influente em todo o mundo: o catolicismo.

Mesmo sem ter ido até o país é possível entender sobre as tradições, a estrutura política, a arquitetura e outros tantos aspectos que formam o Vaticano.

Algumas curiosidades você pode encontrar neste artigo. Acompanhe:

Confira os fatos sobre o Vaticano que você não sabia

Foto: Depositphotos

1. Menor país do mundo

Com uma área total de 0,44 km², o Vaticano é considerado o menor país do mundo. Para se ter uma ideia há apenas 800 habitantes nesta nação e o seu território é tão pequeno que não existem avenidas, apenas ruas.

2. Línguas oficiais

Por está dentro de Roma, na Itália, o Vaticano possui como uma das línguas oficiais do país o italiano. Este, por sua vez, divide espaço com o latim, outro idioma bastante utilizado pela nação.

3. Monarquia totalitária

As pessoas quando pensam no Vaticano lembram logo do papa e esquecem de questionar como é a divisão política no país. Pois bem, os três poderes, isto é, executivo, judiciário e legislativo, estão sob o comando do papa. Em outras palavras, o Vaticano é uma monarquia totalitária.

4. Palácio para o papa

Construído para abrigar os papas ao longo dos anos, o Palácio Apostólico é uma autêntica mansão, como o próprio nome já sugere. Possui cinco mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios entre outros cômodos, totalizando 11 mil ambientes. Contudo, vale ressaltar que mesmo sendo destinado ao pontífice, o papa Francisco preferiu morar na Casa Santa Marta e só usa o palácio para trabalhar.

5. Museu variado

Se as obras que compõem o Museu do Vaticano fossem colocadas uma do lado da outra, elas dariam para fazer uma estrada de 14 km. Por possuir um acervo enorme, o museu recebeu o título de um dos mais ricos em coleções do mundo.

6. País perigoso

Mesmo com poucos habitantes e uma área pequena, o Vaticano é um dos países mais perigosos do mundo. As taxas de criminalidade nesta nação são inacreditáveis, pois acabam ultrapassando o número de habitantes. Para entender melhor esta característica, basta saber que em 2006 foram resolvidos 827 casos no Departamento de Justiça.

7. Tecnologia no Vaticano

O país conta com uma tecnologia própria, o que garante a transmissão e difusão das notícias ligadas ao país. Assim, o Vaticano tem um sistema de telefonia próprio, domínio de topo na internet chamado de “.va”, emissora de rádio, jornal diário, central televisiva e banda larga.

8. Surgimento do nome do país

O nome veio de uma colina onde o Vaticano está localizado. Nesta mesma região havia um templo que recebia o mesmo nome, o qual servia para realizar cultos ao deus Etrusco Vagitanus. Além disso, existia um cemitério com altares dedicados a outros deuses de religiões politeístas.

9. Túmulo de São Pedro

Onde ficava a sepultura de São Pedro foi erguido pela igreja o altar principal da basílica, o qual apenas o papa tem o poder de usar. O Baldaquino, como foi chamado, possui 30 m de altura, totalmente feito à bronze e decorado com monumentos romanos antigos.

10. Capela ‘de arte’

Imania unir artistas como Michelangelo, Rafael e Boticcelli em uma mesma obra? Pois foi nesta perspectiva que se deu a construção da Capela Sistina, elaborada completamente através de descrições bíblica do Templo de Salomão. Esta foi a maneira que os religiosos escolheram para homenagear o papa Sisto 4º.


Reportar erro