Conheça a Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Atualmente a UCSal possui mais de 30 cursos de graduação, mais de 50 de especialização e cinco programas de mestrado e doutorado


A Universidade Católica do Salvador (UCSal), sediada em Salvador, capital da Bahia, é uma unidade de ensino superior brasileira, católica e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Decreto de nº 58 de 18 de outubro de 1961. A instituição possui dois campi: Federação e Pituaçu, ambos em Salvador. A universidade também desenvolve atividades nas cidades baianas de Vitória de Conquista e Camaçari.

Atualmente a UCSal possui mais de 30 cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) nas diversas áreas do conhecimento, mais de 50 cursos de especialização e cinco programas de mestrado e doutorado, além das atividades de extensão como cursos e serviços de atendimento à comunidade. Toda estrutura está voltada para o desenvolvimento do conhecimento e formação humana, ética e cidadã.

A UCSal conta com uma equipe de 537 professores e 580 funcionários, além dos mais de 12 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e 980 de pós-graduação, abrangendo as áreas de Ciências Humanas, Ciências Naturais e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas.

conheca-a-universidade-catolica-do-salvador-ucsal

Foto: Reprodução/UCSal

Especializações

As especializações oferecidas pela UCSal são nas áreas de Direito, Educação e Sociedade, Engenharia e Exatas, Negócios, Saúde e Planejamento de Meio Ambiente. Já as linhas de mestrado e doutorado são em Família na Sociedade Contemporânea, Políticas Sociais e Cidadania, Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e Planejamento Ambiental.

Os quatro programas de pós-graduação stricto sensu UCSal, nos últimos 10 anos já formou mais de duzentos mestres e doutores. O programa Família na Sociedade Contemporânea completou 12 anos de existência em 2016 e é o único no país a se debruçar sobre este tema. Ele nasceu com a proposta de tomar a família como objeto de estudo nas suas várias dimensões, investigando as mudanças por que passam este núcleo social.

Os programas de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e de Políticas Sociais e Cidadania têm nota quatro e o programa de Planejamento Ambiental tem avaliação três. Todos são reconhecidos pelo MEC e contam com corpo docente formado por doutores de reconhecido saber.

Infraestrutura

Com a intenção de contemplar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para as práticas técnico-científicas das diversas áreas do conhecimento, a UCSal possui uma série de instalações. Além das salas de aulas e laboratórios para o aluno desenvolver suas habilidades no exercício profissional, a instituição dispõe também de salas de vídeo, auditórios, quadras de esporte, campos de futebol, piscina, sala com aparelhos de musculação, estacionamento e bibliotecas em todos os seus campi.

Ingresso

A UCSal utiliza o vestibular tradicional e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso dos candidatos interessados em um de seus cursos. O candidato que optar em utilizar a nota do Enem, não precisa realizar a prova do vestibular tradicional. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é aceito pela UCSal, entretanto, para concorrer, o estudante precisa ter participado do Enem, não possuir diploma de curso superior, além de atender as condições estabelecidas pelo programa.


Reportar erro