Conheça a Universidade de Pernambuco (UPE)

A Universidade de Pernambuco é pública e estadual, mas a forma como a conhecemos atualmente passou a existir somente em 1990


A Universidade de Pernambuco é pública e estadual, mas a forma como a conhecemos atualmente passou a existir somente em 1990. Entretanto, os seus primórdios marcam a fundação da Escola Politécnica de Pernambuco, em 1912.

Foi por meio da junção da Escola Politécnica com as faculdades de Ciências Médicas, Odontologia, Enfermagem Nossa Senhora das Graças e Ciências da Administração que surgiu a Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Mais, tarde, na década de 70, entraram no grupo a Escola Superior de Educação Física, o Instituto de Ciências Biológicas e as faculdades de Formação de Professores de Garanhuns, Nazaré da Mata e Petrolina.

Desta forma, estava formada o núcleo educacional que passaria a ser chamado, na década de 90, de Universidade de Pernambuco.

conheca-a-universidade-de-pernambuco-upe

Foto: divulgação

Atualmente, a UPE possui nove campus de ensino presencial localizados nos municípios de: Recife, Arcoverde, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Palmares, Salgueiro e Serra Talhada.

Campus e cursos da UPE

Na capital pernambucana, a UPE oferece matrículas para: Educação Física, Administração, Direito, Medicina, Saúde Coletiva, Enfermagem, Ciências Sociais, Odontologia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, Engenharia Elétrica/Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecânica Industrial.

No campus de Arcoverde são oferecidos os cursos de Direito e Odontologia. Já em Caruaru tem Administração com ênfase em marketing da moda e Sistemas de Informação. No Agreste Meridional fica Garanhuns, lá são ministrados os cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Geografia, História, Computação, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Na Mata Norte em Nazaré da Mata são: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnológico de Gestão em Logística. Na Mata Sul tem as formação de Serviço Social e Tecnológico de Gestão em Logística.

No Sertão, a UPE oferece Ciências Biológicas, Enfermagem, Fisioterapia, Geografia, História, Letras Português e suas literaturas, Letras Inglês e suas literaturas, Matemática, Nutrição, Pedagogia em Petrolina. Em Salgueiro é o curso de Administração e em Serra Telhada Medicina.

Além dos cursos tradicionais, outras cidades são contempladas com formações à distância, como o de Administração Pública, Licenciatura em Biológica, Pedagogia e Letras nas cidades de Ouricuri, Palmares, Fernando de Noronha, Floresta, Garanhuns, Petrolina, Surubim, Tabira e Nazaré da Mata, além de Campina Grande, que fica no estado da Paraíba.

Até 2013, o centro de ensino superior tinha 19.778 alunos, sendo 15.877 graduandos e 3.901 pós-graduandos comandados por um corpo de professores com 948 docentes.

Ela abriga ainda o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, o CISAM, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco e a Editora Universidade de Pernambuco.


Reportar erro