Conheça a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Os primórdios da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte datam do ano de 1943, quando passou a existir a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é uma das poucas unidades estaduais cuja sede não fica na capital do estado. Sediada na cidade de Mossoró, ela possui campus em Natal, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e Assu.

Além disso, outros núcleos da instituição podem ser encontrados nos municípios de Apodi, Caraúbas, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Santa Cruz, São Miguel, Alexandria, Areia Branca, Touros e Umarizal.

Os primórdios da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte datam o ano de 1943, quando passou a existir a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró.

conheca-a-universidade-do-estado-do-rio-grande-do-norte-uern

Foto: reprodução/UERN

Doze anos mais tarde, em 1955, dois grupos de estudantes que estudavam em outros municípios, a União Caixeiral e a União Universitária Mossoroense, fizeram um movimento para trazer mais cursos universitários para a cidade.

Isso levou, em 1968, a ser criada uma lei cujo principal objetivo era implantar a universidade por meio da junção da Faculdade de Serviço Social de Mossoró, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.

Em 1973, a entidade passou a ser administrada por um presidente que, em seguida, foi substituído pelo modelo de gestão cujo principal administrador é um reitor.

Somente em 1987, a instituição foi estadualizada, pois já contava com campus em Assu, Pau dos Ferros e Patu. Nos seguintes ela passou por algumas modificações de nome, até chegar ao que conhecemos hoje, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Cursos e Campus

No campus sede que fica em Mossoró os cursos oferecidos são: Administração, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social com habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Radialismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Filosofia, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras com habilitação em Línguas Portuguesa, Língua Inglesa Espanhola, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Química, Serviço Social e Turismo.

Em Assu, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte oferece: Ciências Econômicas, Geografia, História, Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e Pedagogia.

Em Pau dos Ferros você pode encontrar as seguintes formações: Administração, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola e Pedagogia.

Já na cidade de Patu são: Ciências Contábeis, Matemática, Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Pedagogia.

Na capital do Rio Grande do Norte, Natal existem as seguintes opções: Ciência da Computação, Ciência da Religião, Ciência e Tecnologia, Direito e Turismo.

No campus Avançado de Caicó: Enfermagem, Odontologia e Filosofia.

Núcleos de Ensino que também ofertam cursos

Na cidade de Alexandria são: Ciências Contábeis, História e Pedagogia.
Em Apodi: Letras com habilitação em Língua Espanhola, Educação Física e Matemática.
Em Areia Branca: Turismo e Gestão Ambiental.
Em Caraúbas: Geografia, Pedagogia e Administração.
Em João Câmara: Educação Física, Ciências Contábeis e História.
Em Macau: administração, Ciências Contábeis e Letras com habilitação em Língua Inglesa.
Em Nova Cruz: Ciências da Computação e Direito.
Em Santa Cruz: Ciências da Computação.
Em São Miguel: Ciências Biológicas, Química, Matemática e Ciências Contábeis.
Em Touros: Matemática, Química e Turismo.
Em Umarizal: Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e Ciências Econômicas.


Reportar erro