Conheça a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Conheça a história, a infraestrutura e os cursos de graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) é uma instituição de ensino superior pública e gratuita, mantida pelo governo do Estado da Bahia, sob o regime de autarquia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

Sediada na cidade de Feira de Santana, no agreste baiano, a universidade apresenta campi avançados nos municípios de Santo Amaro e Lençóis. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), que divulgou o ranking baseado na porcentagem de cursos com nota 5 na avaliação do Enade, a UEFS está entre as 15 melhores universidades brasileiras.

História

A Universidade Estadual de Feira de Santana nasceu como uma estratégia governamental de levar a educação superior ao interior do estado. Em 1968, Feira de Santana, município caracterizado no Plano Integral de Educação, foi contemplada com uma Faculdade de Educação e, em 1970, com a criação da Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS), através da Lei Estadual nº 2.784, de 24 de janeiro de 1970.

Conheça a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Foto: reprodução/UEFS

A Universidade foi oficialmente instalada no dia 31 de maio de 1976, com os seguintes cursos: Licenciatura de 1º e 2º graus em Letras – Inglês/Francês; Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Matemática e Biologia e em Ciências 1º grau; Licenciatura Plena em Estudos Sociais, com habilitação em Educação Moral e Cívica e em Estudos Sociais 1º grau; e mais os cursos de Enfermagem, Engenharia de Operações – Modalidade Construção Civil, Administração, Economia e Ciências Contábeis.

Em 29 de dezembro de 1980, através da Lei Delegada nº 11, é extinta a Fundação Universidade de Feira de Santana e, em seguida, é criada a Autarquia Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pela Lei Delegada n° 12, de 30 de dezembro de 1980.

A UEFS vem se expandindo rapidamente, concentrando as suas ações no centro-norte baiano.

Infraestrutura

A infraestrutura da Universidade Estadual de Feira de Santana conta com um Centro de Informática, Biblioteca, Parque Esportivo, Creche, Centro de Educação Básica, Observatório Astronômico, Estação Climatológica, Museu Casa do Sertão, Residência Universitária, Centro Universitário de Cultura e Artes, Centro de Treinamento Xavantes e seis clínicas odontológicas.

Cursos oferecidos

A UEFS oferece 29 cursos regulares de graduação divididos em quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Filosofia, Ciências Naturais e da Saúde, Letras e Artes, Tecnologia e Ciências Exatas. A universidade também oferta especializações, mestrados e doutorados.

Os cursos de graduação oferecidos pela instituição são os seguintes: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Farmacêuticas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado em Física, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Ensino Fundamental, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras com Espanhol, Licenciatura em Letras com Francês, Licenciatura em Letras com Inglês, Licenciatura em Letras Vernáculas, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Medicina e Odontologia.


Reportar erro