Conheça a Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Ao todo, são 30 mil alunos distribuídos em 114 cursos de graduação, além dos 3.312 estudantes que frequentam cursos de especialização, mestrados e doutorados


Localizada na capital do estado de Alagoas, Maceió, na região do Nordeste brasileiro, a Universidade Federal de Alagoas, a Ufal, é uma instituição federal de ensino superior, cuja criação aconteceu em 25 de janeiro de 1961.

Foi o então presidente Juscelino Kubitscheck que fundou a instituição quena época, era dividida em Faculdade de Medicina, Filosofia, Economia, Engenharia, Direito e Odontologia.

Ao todo, são 30 mil alunos distribuídos em 114 cursos de graduação, além dos 3.312 estudantes que frequentam os 13 cursos de especialização, 35 mestrados e 12 doutorados. A Universidade Federal de Alagoas está espalhada por 22 unidades acadêmicas localizadas em Maceió e também em Arapiraca e no Sertão. A instituição conta ainda com 1800 docentes e 1890 técnicos-administrativos.

conheca-a-universidade-federal-de-alagoas-ufal

Foto: reprodução/UFAL

Cursos e Campus

Os graduações disponíveis no campus de Maceió são: Agronomia, Agroecologia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Florestal, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas Bacharelado, Ciências da Saúde, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Meteorologia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Física, Geografia, Matemática, Química, Engenharia da Computação, Ambiental, Civil, de Petróleo, Química, Pedagogia, Filosofia, História, Psicologia, Ciências Sociais Aplicadas, Arquitetura e Urbanismo, Design, Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Serviço Social, Biblioteconomia, Jornalismo, Relações Públicas, Ciências Sociais, Linguística, Letras e Artes, Música e Teatro.

Já no campus de Arapiraca as opções são: Arapiraca, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Ciências Agrárias, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Ciências Exatas e da Terra, Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Engenharia de Pesca, Ciências Humanas e Sociais, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Administração Pública, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Psicologia e Turismologia.

Por fim, as formações localizadas no Sertão são: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, História, Letras, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Geografia Licenciatura.

Além dos cursos presenciais, a Ufal foi a primeira universidade da região a oferecer o curso à distância de Pedagogia. Atualmente, ela atende 26 municípios do estado com a formação.

A partir disso, ela também passou a ofertar outros cursos à distância, como Administração, Sistema de Informação e Licenciatura em Física.

Bolsas e Estrutura

Em relação aos incentivos estudantis, a Universidade Federal de Alagoas, disponibiliza bolsas para alunos pesquisadores, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic. Outra iniciativa que estimula os estudantes para a atuação profissional é o Programa de Ensino e Treinamento.

A universidade tem ainda uma estrutura formada por diversos núcleos e centros de ensino, entre eles: uma Biblioteca Central, Editora Universitária, Hospital Universitário, Laboratórios de Ciências, a Usina Ciência, Museu de História Natural e o Museu de Antropologia e Folclore.


Reportar erro