Conheça a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Conheça a história e os cursos oferecidos pela UFCG, a primeira universidade federal do interior nordestino


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma instituição de ensino superior pública, tendo sido criada pela Lei nº 10.419 de 9 de abril de 2002.

O seu principal campus está localizado em Campina Grande, no estado da Paraíba. A universidade ainda estende-se por mais seis campi, nas cidades de Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé.

Em 2015, a instituição ficou em 38º lugar no ranking universitário do jornal Folha de S. Paulo. Em 2013, a UFCG foi reconhecida como o 8º lugar na avaliação de ensino para o curso de Ciência da Computação, também realizado pela Folha. O RUF (Ranking Universitário Folha) leva em consideração todas as universidades do Brasil.

História

conheca-a-universidade-federal-de-campina-grande-ufcg

Foto: reprodução/Leonardo Silva

A criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ocorreu a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graças ao seu excelente padrão de qualidade em ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmico-científica, a UFCG é reconhecida como uma das maiores entre instituições de ensino superior.

A sua história tem início em 1952, como a Escola Politécnica do Estado da Paraíba. Em 1970, tornou-se parte da UFPB; e, em 2002, desmembrou-se, tornando-se a UFCG.

Ao longo da história das unidades que constituem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), destacam-se a inclusão social e o desenvolvimento econômico da região.

A UFCG também é pioneira na região, por ser a primeira universidade federal do interior nordestino. A instituição é uma referência para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, educação e artes no estado da Paraíba e em toda a Região Nordeste.

Cursos oferecidos

De acordo com dados divulgados pelo RUF 2015, a UFCG oferece vagas em 81 cursos. São 16.318 alunos matriculados na instituição de ensino superior.

Os cursos estão divididos entre os seis campi da universidade. Confira a seguir:

Campus de Campina Grande

– Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Enfermagem, Medicina e Psicologia;
– Centro de Ciências e Tecnologia: Desenho Industrial, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Estatística, Física e Matemática;
– Centro de Engenharia Elétrica e Informática: Ciência da Computação e Engenharia Elétrica;
– Centro de Humanidades: Administração, Arte e Mídia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Música e Pedagogia;
– Centro de Tecnologia e Recursos Naturais: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Meteorologia.

Campus de Pombal

– Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

Campus de Patos

– Centro de Saúde e Tecnologia Rural: Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Odontologia.

Campus de Sousa

– Centro de Ciências Jurídicas e Sociais: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social.

Campus de Cajazeiras

– Centro de Formação de Professores: Biologia, Enfermagem, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Pedagogia e Química.

Campus de Cuité

– Centro de Educação e Saúde: Biologia, Enfermagem, Farmácia, Física, Matemática, Nutrição e Química.

Campus de Sumé

– Centro de Desenvolvimento do Semiárido: Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Sociais – Ênfase em Sociologia Rural, Licenciatura em Educação do Campo, Tecnólogo em Agroecologia e Tecnólogo em Gestão Pública.


Reportar erro