Conheça a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG é a segunda melhor universidade federal do Brasil, sendo ainda a décima melhor das instituições da América Latina


A criação por lei da Universidade Federal de Minas Gerais aconteceu em 1927, quando o Estado oficializou a sua existência. Anos mais tarde, em 1940, teve início a construção da Cidade Universitária, na região da Pampulha, que só seria efetivamente ocupada pelos estudantes em 1960.

Somente em 1949, foi que ela passou a ser federal e cinco depois, ganhou o nome tal qual a conhecemos hoje: Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG.

Atualmente, a UFMG é uma referência do ensino superior no Brasil. Ela conta com um total de estudantes de mais de 48 mil, sendo 33 mil matriculados em graduações e 14 mil em pós. Ela tem ainda mais de 2.700 professores no seu quadro.

De acordo com um ranking de melhores universidades do mundo, o QS World University Rankings, a UFMG é a segunda melhor universidade federal do Brasil, sendo ainda a décima melhor das instituições da América Latina.

conheca-a-universidade-federal-de-minas-gerais-ufmg

Foto: reprodução/UFMG

Dividida em três campus, o da Pampulha, Saúde e da Região de Montes Claros, a UFMG mantém escolas e faculdades distribuídas por toda a região de Belo Horizonte, capital mineira. Conheça as principais unidades acadêmicas dela:

Escolas

A UFMG possui oito escolas. A saber: Escola de Arquitetura, Escola de Belas-Artes, Escola de Ciência da Informação, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Escola de Enfermagem, Escola de Engenharia, Escola de Música e Escola de Veterinária.

Faculdades

A instituição também possui oito faculdades, são elas: Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina e a Faculdade de Odontologia.

Institutos

Além das escolas e faculdades, a Universidade Federal de Minas Gerais possui quatro institutos: Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Geociências e Instituto de Ciências Agrárias.

Unidades Especiais

A UFMG concentra algumas unidades especiais que auxiliam os alunos da sua formação e também beneficiam a população. Como o Centro Pedagógico, o Colégio Técnico, o Hospital das Clínicas, o Laboratório de Neurovisão, Laboratório de Bioengenharia, Parque Tecnológico de Belo Horizonte e Centro Esportivo Universitário.

Cursos de graduação

Na área de agrária são: Agronomia e Zootecnia (em Montes Claros), Aquacultura, Medicina Veterinária, Biológicas, Ciências Biológicas.

Engenharias: Aeroespacial, Agrícola e Ambiental, Ambiental, Civil, Alimentos (Montes Claros), Controle e Automação, Minas, Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica, Metalúrgica, Química e Sistemas.

Exatas e da Terra: Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Física, Geologia, Matemática, Matemática Computacional, Química, Química Tecnológica e Sistemas de Informação.

Humanas: Antropologia, Ciências Sociais, Ciências Socioambientais, Filosofia, História, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena, Educação Básica Indígena: Formação Intercultural de Professor – FIEI, Pedagogia e Psicologia.

Linguística, Letras e Artes: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Letras, Música, Teatro (Artes Cênicas).

Saúde: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Serviços de Saúde, Medicina, Nutrição, Odontologia
Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional.

Sociais Aplicadas: Administração, Administração (Montes Claros), Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Controladoria e Finanças, Design, Direito, Geografia, Gestão Pública, Museologia, Relações Econômicas Internacionais e Turismo.


Reportar erro