Conheça a Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Atualmente a instituição conta com mais de nove mil alunos, matriculados em 47 cursos superiores, sendo 26 bacharelados, 20 licenciaturas e um tecnológico


Implantada em 1989, quatro anos após ter sido autorizada pela Lei nº 7.364/85, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é a primeira instituição federal de ensino superior a ser instalada no Estado.

Atualmente a instituição dispõe de 47 cursos superiores, sendo 26 bacharelados, 20 licenciaturas e um tecnológico, com atividades desenvolvidas em três campi: Paricarana, Cauamé e Murupu.

Mais de nove mil alunos estão matriculados nos cursos de ensino básico, técnico, graduação e pós-graduação. O corpo de funcionários é formado por 600 professores e 360 técnicos administrativos. Do total dos docentes, aproximadamente 80% possuem mestrado e doutorado, sendo 35% doutores e 45% mestres.

Programas oferecidos pela UFRR

Conheça a Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Foto: reprodução/UFRR

Por meio de programas de intercâmbio, a UFRR desenvolve, em parceria com o Governo Federal, ações constantes relacionadas à internacionalização do ensino, recebendo alunos de outros países e continentes e enviando seus acadêmicos para estudar fora do País.

Tem atualmente núcleos e unidades de pesquisa em várias áreas de atuação. Conta ainda com o Instituto Insikiran de Formação Indígena, responsável por um dos projetos mais inovadores do País: a formação intercultural para professores indígenas. Para promover ações afirmativas e discussões sobre inclusão, foi criado o Núcleo Construir de Acessibilidade.

A UFRR oferece ainda programas de assistência estudantil. Os alunos podem se inscrever para bolsas nas áreas de ensino (Monitoria, Mobilidade Acadêmica e Educação Tutorial – PET), pesquisa (PIBIC, PIBIC Jr., PICI) e extensão (Conexões de Saberes, trabalho, alimentação, transporte urbano). Outras importantes iniciativas são o auxílio moradia, Restaurante Universitário e a Residência Universitária.

A Instituição também ganha espaço com a publicação científica de seus professores. São realizadas publicações em jornais e revistas especializados, tanto nacionais quanto internacionais, além de revistas próprias, com financiamento da UFRR. Outro destaque é a Editora (EdUFRR), que, de 2012 à junho de 2015, já publicou 119 obras de autores locais, comercializadas na Livraria da UFRR.

Ensino a distância

O ensino a distância passou a ser uma realidade dentro da UFRR, por meio da oferta de cursos de graduação, especialização e extensão. O objetivo dessa modalidade é entendida como de grande relevância social, pois permitir o acesso à universidade àqueles que moram longe dos polos ou por incompatibilidade de tempo.

Dentre as modalidades oferecidas estão cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Os cursos superiores ofertados pela Universidade Federal de Roraima nesse formato são: Administração Pública, Informática e Matemática.

Formas de ingresso

Os interessados a concorrer a uma das vagas disponibilizadas pela instituição de ensino superior contam com várias modalidades. A primeira delas é o vestibular. Ele é realizado em uma única etapa, com exceção para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Comunicação Social, em que é necessário fazer o teste de habilidade específica.

No geral, os candidatos realizam prova composta por uma redação e questões objetivas de conhecimentos gerais, juntamente a disciplinas vistas durante o Ensino Médio, como Biologia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia e Física.

Para quem preferir, a instituição também trabalha com o Processo Seletivo Seriado (PSS) constituído por três etapas. A cada fase, o candidato realiza um exame com três questões objetivas das disciplinas vistas durante o Ensino Médio, além da redação, que é realizada somente na última etapa.

Quem realiza a E3, último exame que compõe o PSS, é obrigado a fazer o vestibular tradicional da instituição, denominado de Prova Integral (PI). O resultado final é obtido através da soma do desempenho das três etapas que é comparada com o desempenho na PI, o candidato concorre com a maior pontuação obtida.

Outra forma de ingresso também aceita é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através dele a instituição oferta 20% do total de vagas para os candidatos oriundos desse sistema de seleção. As vagas remanescentes da UFRR, disponibilizadas para o ingresso através do Enem, são selecionadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).


Reportar erro