Conheça a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Conheça a história e os cursos oferecidos pela Unifesp, uma das três universidades federais localizadas no estado de São Paulo


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das três universidades federais localizadas no estado de São Paulo, ao lado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

Fundada no dia 1º de junho de 1933, como Escola Paulista de Medicina, a Unifesp foi classificada em 12º lugar no Ranking Universitário da Folha de S. Paulo de 2014.

A partir do Plano de Reestruturação e a Expansão das Universidades Federais (REUNI), a Universidade Federal de São Paulo foi expandida em novos campi nas cidades de Santos, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco.

História

conheca-a-universidade-federal-de-sao-paulo-unifesp

Foto: Reprodução/Unifesp

O núcleo de origem da Unifesp é a Escola Paulista de Medicina, cuja fundação remonta a 1933. Inicialmente sustentada por meio de recursos privados e subsídios governamentais, a EPM foi federalizada em 1956.

Em 1940, a Escola Paulista de Medicina inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do Brasil, que atualmente é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino da capital paulista.

Em 1994, com a promulgação da lei nº 8.957, a Escola Paulista de Medicina transformou-se em universidade federal, mantendo os cursos nas áreas de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas (modalidade médica), Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica.

A partir de 2005, com o apoio das prefeituras locais e os recursos provenientes do REUNI, a Unifesp implantou novas unidades em municípios próximos a São Paulo.

Os campi

Atualmente, a Universidade Federal de São Paulo é composta por sete campi distribuídos pelo estado de São Paulo. São eles: o campus São Paulo, localizado na cidade de São Paulo, com origem no bairro de Vila Clementino; o campus Baixada Santista, o primeiro fora da cidade de São Paulo, tendo iniciado as suas atividades em Santos; o campus Diadema; o campus de Guarulhos; o campus São José dos Campos; e o campus Osasco.

O campus Zona Leste, localizado no bairro de Itaquera, em São Paulo, tem inauguração prevista para 2016.

Cursos de graduação e pós-graduação

Em 48 do total de 55 cursos atualmente disponíveis, o estudante pode ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que estabelece como critério de aprovação a nota obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Campus São Paulo

Estão disponíveis os seguintes cursos de graduação: Ciências Biológicas/Modalidade Médica; Curso Superior de Tecnologia em Informática em Saúde; Curso Superior de Tecnologia em Radiologia; Curso Superior de Tecnologia Oftálmica; Enfermagem; Fonoaudiologia e Medicina.

Campus Baixada Santista

Os interessados podem optar pelos cursos de Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Fisioterapia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Campus de Diadema

A instituição de ensino superior oferece os cursos de Ciências, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Química e Química Industrial.

Campus Guarulhos

O candidato pode optar por uma das seguintes opções: Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte e Pedagogia. No campus Osasco, a Unifesp oferta vagas nos cursos de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

Campus São José dos Campos

Ainda é possível se matricular no curso de Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Matemática Computacional.

A Unifesp ainda oferece vagas em diversos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, divididos em Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.


Reportar erro