Conheça a Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Conheça a história, os campis e os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)


A Universidade Federal de Sergipe (UFS) é uma instituição pública federal de nível superior, que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), esta universidade está localizada no município de São Cristóvão, além dos campi em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Laranjeiras.

História

A criação da Universidade Federal de Sergipe remonta ao início da educação superior no Sergipe, com a fundação das Escolas de Ciências Econômicas e de Química, Faculdade de Direito e a Faculdade Católica de Filosofia, em 1951.

Em 11 de julho de 1963, através da Lei nº 1.194, o Governo do Estado de Sergipe autorizou a transferência dos estabelecimentos de ensino superior existentes no estado para a Fundação Universidade Federal de Sergipe, em organização pelo Governo Federal.

conheca-a-universidade-federal-de-sergipe-ufs

Foto: reprodução/ UFS

Em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei nº 269, foi instituída a Fundação Universidade Federal de Sergipe; e, em 15 de maio de 1968, ocorreu a sua instalação, com a incorporação de 6 Escolas Superiores ou Faculdades que ofereciam 10 cursos administrados por 5 Faculdades e 5 Institutos.

Atualmente, a Universidade Federal de Sergipe possui cinco campi e um Hospital Universitário, localizado na capital do estado, Aracaju. A instituição ainda oferece 15 polos para a modalidade Ensino a Distância, nas cidades de Arauá, Areia Branca, Brejo Grande, Estância, Japaratuba, Laranjeiras, Lagarto, Poço Verde, São Domingos, Carira, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Própria e São Cristóvão.

As Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFS funcionam, em sua maioria, na Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos.”

Cursos oferecidos

A Universidade Federal de Sergipe possui mais de 29 mil alunos matriculados em seus cursos de graduação. Confira a seguir quais são os cursos oferecidos em seus campi:

Itabaiana: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Física, Geografia, Letras Português, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.

Laranjeiras: Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia, Teatro.

Lagarto: Educação em Saúde, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia,  Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional.

Nossa Senhora da Glória: Engenharia Agronômica, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agroindústria.

São Cristóvão: Administração, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Comunicação Social – Habilitação em Audiovisual, Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Design, Ecologia, Educação Física, Educação Física – Habilitação em Ciência da Atividade Física e do Esporte), Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrônica, Engenharia Elétrica – Habilitação em Eletrotécnica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Física Médica, Física – Habilitação em Astronomia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Letras, História, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música – Habilitação em Educação Musical, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo, Zootecnia.


Reportar erro