Conheça a Universidade Federal do Acre (UFAC)

Conheça a história e os cursos oferecidos pela UFAC, a única instituição de ensino superior pública do Acre


A Universidade Federal do Acre (UFAC) é a única universidade pública do estado do Acre. A instituição possui campi nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

História

A Faculdade de Direito nasceu no dia 25 de março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, publicado no Diário Oficial do Estado, de 4 de abril do mesmo ano.

Quatro anos depois, em 1968, foi criada a Faculdade de Ciências Econômicas. Posteriormente, foram criados os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais. Dessa maneira, era oficializada, em 3 de março de 1970, o Centro Universitário do Acre, que transformou-se em Universidade do Acre no dia 22 de janeiro de 1971.

conheca-a-universidade-federal-do-acre-ufac

Foto: Reprodução/Notícias do Acre/Secom

A federalização da Universidade do Acre ocorreu em 5 de abril de 1974, por meio da Lei nº 6.025. Na época em que foi criada, a Universidade Federal do Acre tinha 857 alunos matriculados e, além dos estudantes que moravam na capital, a instituição pública também recebia aqueles vindos do interior do estado.

As manifestações dos movimentos estudantil e comunitário da década de 1960 foram muito importantes para a criação de uma universidade na capital do estado do Acre, Rio Branco. Tais grupos reivindicavam a necessidade de uma instituição de ensino superior para atender as necessidades dos profissionais do estado.

A UFAC dispõe de bibliotecas com extenso acervo bibliográfico e salas de aulas amplas e arejadas.

Cursos oferecidos

A UFAC aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio e, desde 2012, não realiza o vestibular no formato tradicional. Confira a seguir quais são os cursos oferecidos pela UFAC:

Artes Cênicas; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Comunicação Social/Jornalismo; Direito; Economia; Bacharelado em Educação Física; Licenciatura em Educação Física; Enfermagem; Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Florestal; Engenharia Elétrica; Filosofia; Geografia; História; Licenciatura em Letras/Português; Licenciatura em Letras/Francês; Licenciatura em Letras/Inglês ; Licenciatura em Letras/Português – Espanhol; Licenciatura em Letras: Libras/Língua Portuguesa como Segunda Língua; Licenciatura em Matemática; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Psicologia; Saúde Coletiva; Licenciatura em Pedagogia; Sistemas de Informação; Licenciatura em Física; Licenciatura em Química e Licenciatura em Música.


Reportar erro