Conheça a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

A UNIFAP é uma instituição composta por 5 campos. Sua principal sede fica no Macapá e as outras em Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Mazagão


A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma instituição composta por 5 campos. Sua principal sede fica no Macapá e as outras nos municípios de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Mazagão.

A primeira estrutura da universidade foi montada em 1970. Ela era o “Núcleo de Educação em Macapá” (NEM), ligado a Universidade do Pará (Universidade Federal do Pará – UFPA).

Com o objetivo de reverter um grande atraso que a população da região vivia e a fim de formar um quadro qualificado, acima de tudo regional, o NEM oferecia 500 vagas para licenciatura no campo do Magistério.

conheca-a-universidade-federal-do-amapa-unifap

Foto: reprodução/UNIFAP

Devido ao crescimento do Território Federal do Amapá, começou a ser discutido a importância e necessidade da construção de uma universidade autônoma no Amapá.

No dia 29 de agosto de 1986, através da Lei Federal nº 7.530, a UNIFAP foi criada, entrando em vigor pelo Decreto nº 98.997, de 2 de março de 1990.

O NEM ficou em atividade até 1992. As estruturas do núcleo foram reaproveitadas para formar a mais nova Universidade Federal  Federal do Amapá.

A UNIFAP oferece cursos de graduação (27 cursos), pós-graduação (15 cursos), pesquisa e extensão. Ela possui um vínculo com o Ministério da Educação (MEC), por isso, para conseguir ingressar na universidade é preciso realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


Reportar erro