Conheça a Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Conheça os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Cariri, criada a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sediada na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, e com campi nas cidades de Crato, Barbalho, Brejo Santo e Icó.

História e organização

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi criada pela Lei 12.826, de 5 de junho de 2013, a partir de um desmembramento do campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Lei foi sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff, e a UFC passou a ser tutora da implantação, fornecendo suporte necessário à instalação da nova universidade.

A UFCA funciona como uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação e está sediada na Região Metropolitana do Cariri, no sul do estado do Ceará. A Universidade Federal do Ceará também tem unidades instaladas nas cidades de Crato, Barbalho, Brejo e Icó.

conheca-a-universidade-federal-do-cariri-ufca

Foto: Reprodução/Carneiro Neto

As ações desta universidade estão baseadas em quatro pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, tendo como objetivo maior promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. A organização administrativa da UFCA está dividida entre a Reitoria, as Pró-Reitorias, Diretorias, Coordenadorias e Unidades Acadêmicas.

Campi e cursos oferecidos

Juazeiro do Norte: Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Design do Produto, Jornalismo, Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Música (Licenciatura).

Barbalha: Medicina.

Crato: Agronomia.

Brejo Santo: Interdisciplinar em Ciências Naturais (Matemática, Física, Química e Biologia).

Icó: História. O campus de Icó também funciona como sede do Instituto de Estudos do Semiárido.


Reportar erro