Conheça a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Conheça a história e estrutura da UFES, a primeira instituição de ensino superior federal localizada no estado do Espírito Santo


A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) é uma instituição federal de ensino superior localizada em Vitória, capital do estado do Espírito Santo.

Fundada em 5 de maio de 1954, a UFES possui quatro campo universitários: em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do estado; e São Mateus, no norte capixaba.

História

A história da Universidade Federal do Espírito Santo remonta a 1930, quando o então Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Xavier Paes Barreto, conseguiu, com o incentivo de um grupo de estudantes, instalar a Faculdade de Direito do Espírito Santo.

conheca-a-universidade-federal-do-espirito-santo-ufes

Foto: reprodução/YouTube

Em 5 de maio de 1954, a instituição tornou-se a Universidade do Espírito Santo, mantida e administrada pelo governo do estado, no mandato do então governador, Jones dos Santos Neves.

A federalização da instituição ocorreu no dia 30 de janeiro de 1961, por meio do ato administrativo do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. A UFES foi a primeira instituição de ensino superior federal localizada no estado do Espírito Santo.

Estrutura

A Universidade Federal do Espírito Santo oferece 101 cursos de graduação, com um total de 5.157 vagas anuais. A pós-graduação possui 53 cursos de mestrado e 22 de doutorado. São 19 mil alunos matriculados na graduação, 2.680 na pós-graduação, 1.630 professores e 2.200 técnicos-administrativos.

Os muros da UFES se estenderam para outros municípios e, graças à expansão das atividades de extensão, a instituição pôde compartilhar conhecimento, ideias, projetos e experiências em meio a comunidades excluídas. A universidade avançou para o sul do estado, com a instalação do então Centro Agropecuário, em Alegre e São José do Calçado; e para o Norte, com a criação da extinta Coordenação Universitária em Nova Venécia e São Mateus.

Administrativamente, a UFES está organizada da seguinte forma: Reitoria, seis pró-reitorias, 10 centros de ensino, três conselhos superiores, uma superintendência, três secretarias e 11 órgãos suplementares.

A UFES também presta diversos serviços ao público acadêmico e à comunidade, incluindo bibliotecas, teatro, cinema, galerias de arte, centro de ensino de idiomas, planetário, auditórios e ginásio de esportes.

Cursos de graduação

Os 101 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo são divididos nos seguintes centros:

  • Centro de Artes (CAr)
  • Centro de Ciências Agrárias (CCA)
  • Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE)
  • Centro Tecnológico (CT)
  • Centro de Ciências da Saúde (CCS)
  • Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)
  • Centro de Ciências Exatas (CCE)
  • Centro de Educação (CE)
  • Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
  • Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)

Reportar erro