Conheça a Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

A Universidade Federal do Maranhão ficou em 55ª posição entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil


A Universidade Federal do Maranhão, a UFMA, está localizada na capital do estado São Luiz, mas possui campus em outros oito municípios, sendo eles: Balsas, Chapadinha, Bacabal, Codó, Imperatriz, Grajaú Pinheiro e São Bernardo.

A entidade foi fundada em 1953, com a criação da Faculdade de Filosofia de São Luís. Em 1961, ela foi reconhecida como universidade livre e passou a se chamar Universidade do Maranhão. Nesta época ela já agregava, além da Faculdade de Filosofia, a Escola de Enfermagem, a Escola de Serviço Social e a Faculdade de Ciências Médicas.

Cinco anos depois, a Universidade do Maranhão foi federalizada e recebeu outras instituições de ensino superior como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Ciências Econômicas do Maranhão e a Escola de Farmácia e Odontologia.

conheca-a-universidade-federal-do-maranhao-ufma

Foto: reprodução/Ceara Agora

No ranking realizado pelo Folha de São Paulo, a Universidade Federal do Maranhão ficou em 55ª posição entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e em 7º lugar em relação aos centros de ensino do Nordeste.

Já o Enade, o Exame Nacional de Desempenho Estudantil, classificou os cursos de Direito, Pedagogia e Medicina como os melhores de todo o estado.

Cursos

Os cursos de graduação oferecidos pela instituição são: Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, Desenho Industrial, Design, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Geologia, Física, Matemática, Química, Química Industrial, Ciências Humanas.

As opções continuam: Artes Visuais, Ciências Sociais, Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Filosofia, Geografia, História, Letras Habilitação em: Espanhol Francês Inglês, Libras, Música, Teatro, Ciências Sociais, Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social Habilitação em: Jornalismo Radialismo Relações Públicas, Direito, Hotelaria, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

De acordo com a última atualização, estão matriculados na Universidade Federal do Maranhão 26.546 alunos, sendo 19.634 nas graduações e 6.912 nas pós-graduações.

No campus da cidade de Imperatriz são disponibilizados os seguintes cursos: Sociologia, Enfermagem, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Biologia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Direito e Engenharia de Alimentos.

Em Chapadinha são: Agronomia, Zootecnia e Ciências Biológicas. Em Bacabal: Física e Sociologia. Na unidade de Pinheiro: História, Filosofia e Biologia. No campus Codó: Informática, Ciências Naturais e História. Em Grajaú: Geografia e Química. No campus localizado em Balsas: Ciência e Tecnologia.

Já em São Bernardo: Sociologia, Química, Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa e Licenciatura em Linguagens e Música são ministrados no campus.


Reportar erro