Conheça a Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Conheça a história e estrutura da UFPI, a maior universidade do estado do Piauí e uma das principais da Região Nordeste do Brasil


A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sediada na cidade de Teresina, capital do estado, e com campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. A UFPI é a maior universidade do estado do Piauí e uma das principais da Região Nordeste do Brasil.

História

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi instalada no dia 1º de março de 1971, a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no estado, como a Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.

Estrutura

conheca-a-universidade-federal-do-piaui-ufpi

Foto: reprodução/UFPI

A Universidade Federal do Piauí possui cinco campi. Confira a seguir a localização de cada um deles:

  • Campus Ministro Petrônio Portella: Bairro de Ininga – Teresina/PI.
  • Campus Ministro Reis Veloso: Av. São Sebastião, 2.819, Bairro Reis Velloso – Parnaíba/PI.
  • Campus Senador Helvídio Nunes de Barros: Rua Cícero Eduardo, S/N, Bairro Junco – Picos/PI.
  • Campus Universitário Amílcar Ferreira Sobral: BR 343, km 3,5, Bairro Meladão – Floriano/PI.
  • Campus Professora Cinobelina Elvas: Campus Universitário, BR 135, km 3 – Bom Jesus/PI – Fone (89) 3562 2535

A instituição ainda conta com três colégios técnicos, localizados em Teresina, Floriano e Bom Jesus.

As unidades gestores da universidade federal estão organizadas em Órgãos Centrais e Unidade de Ensino. Os Órgãos Centrais são os seguintes: Reitoria, Pró-Reitoria de Administração – PRAD, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG, Pró-Reitoria de Extensão – PREX, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG, Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento – PROPLAN, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, Vice-Reitoria e Biblioteca Central – BC.

As Unidades de Ensino são: Centro de Ciências da Saúde – CCS, Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, Centro de Ciências da Natureza – CCN, Centro de Ciências da Educação – CCE, Centro de Tecnologia – CT, Centro de Ciências Agrárias – CCA, Campus Universitário de Parnaíba, Campus do Junco – CJ, Colégio Técnico de Teresina – CTT, Colégio Técnico de Floriano – CTF e Colégio Técnico de Bom Jesus – CTBJ.

Cursos oferecidos

A Universidade Federal do Piauí dispõe de ensino de graduação e pós-graduação, além de atividades de extensão, divididas em suas unidades de ensino. Os cursos oferecidos nos cinco campi da UFPI são os seguintes:

Teresina: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Computação. Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência Política, Ciências Sociais, Jornalismo, Direito, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fundamentos da Educação, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Moda, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Serviço Social.

Parnaíba: Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia da Pesca, Fisioterapia, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Turismo.

Picos: Administração, Enfermagem, Nutrição, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Bom Jesus: Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia.

Floriano: Administração, Enfermagem, Ciências Biológicas, Pedagogia.


Reportar erro