Conheça a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Ela foi criada em 29 de julho de 2005 com o objetivo de atender a demanda de estudantes que se deslocavam à capital, Salvador, para graduarem-se


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a UFRB, é considerada a segunda maior universidade federal no estado. Com sede localizada na cidade de Cruz das Almas, a instituição tem campus espalhados pela cidade de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

A UFRB é uma das mais novas entidades de ensino superior federal do país. Ela foi criada em 29 de julho de 2005 com o objetivo de atender a demanda de estudantes que se deslocavam à capital, Salvador, para graduarem-se.

Atualmente, são ofertados os seguintes cursos de graduação na sede, que fica em Cruz das Almas: Agronomia, Biologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenciatura, Biologia, Tecnológico, Agroecologia, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica.

conheca-a-universidade-federal-do-reconcavo-da-bahia-ufrb

Foto: Reprodução/Bahia Reconcavo

Campus de Cachoeira

Artes Visuais (Multimeios), Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia, Serviço Social, Licenciatura, História e Tecnológico em Gestão Pública.Já em Feira de Santana é possível graduar-se em Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade.

Campus de Santo Antônio de Jesus

Interdisciplinar em Saúde, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Medicina.

Campus de Santo Amaro

Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas.

Campus de Amargosa

Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Letras (Língua Brasileira de Sinais), Matemática, Pedagogia, Química e Tecnólogo em Agroecologia.

Estrutura e especializações

Atualmente, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem 549 professores, 8.514 estudantes, sendo 7.736 matriculados na graduação e 778 na pós-graduação.

Entre os cursos de pós-graduação que são ofertados na cidade de Cachoeira é possível se candidatar: no Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento e História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas ou se especializar em História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil e Teorias e Métodos da História.

Já na cidade de Cruz das Almas, os graduandos podem fazer Doutorado em Ciências Agrárias e Engenharia Agrícola e Mestrado em Ciências Agrárias, Ciência Animal, Engenharia Agrícola, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais, Solos e Qualidade de Ecossistemas, Defesa Agropecuária, Gestão de Políticas Públicas, Segurança Social e Matemática. Se preferirem existe ainda a opção de se especializar em Sociedade, Inovação e Tecnologia Social.

Em Santo Antônio de Jesus, você pode fazer a especialização em Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva.

Em Amargosa são oferecidos o Mestrado em Educação do Campo e as especializações em Educação e Interdisciplinaridades e Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro.


Reportar erro