Conheça a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em 2015, ela foi classificada como a melhor universidade federal brasileira, pelo QS World University Rankings


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. Em 2015, ela foi classificada como a melhor universidade federal brasileira, pelo QS World University Rankings, e a terceira melhor universidade do país.

Localizada na capital do estado do Rio de Janeiro, ela possui mais de 55 mil alunos em seus diversos cursos de graduação, 11 mil na pós-graduação, 3.800 professores e 9.500 servidores nas áreas administrativas e técnicas.

Considerada a primeira universidade do país, ela nasceu em 7 de setembro de 1920, por meio da união de três escolas criadas pela Corte Portuguesa no início do Século 19: Engenharia, Medicina e Direito. Apesar da Lei, a junção das três escolas não foi suficiente para formar efetivamente a UFRJ.

conheca-a-universidade-federal-do-rio-de-janeiro

Foto: reprodução/site UFRJ

Assim, em 1937, outra Lei transformou o centro de ensino em Universidade do Brasil, anexando a ela institutos de Química, Filosofia, Ciências e Letras, Metalurgia, Música, além de agregar o Museu Nacional e o Instituto Oswaldo Cruz.

O nome tal qual conhecemos hoje foi incorporado em 1965, e a instituição passou a ostentar a denominação Federal em seu nome, que deveria também possuir o nome de onde estava localizada. Tornando-se assim, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente, a universidade possui o Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Letras e Artes (CLA), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e Centro de Tecnologia (CT) e o Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead).

Conheça os cursos oferecidos pela instituição

Área de Humanas: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Composição de Interior, Composição Paisagística, Comunicação Social, Comunicação Visual Design, Conservação e Restauração, Dança, Defesa e Gestão Estrangeira Internacional, Desenho Industrial, Direito, Educação Artística, Escultura, Filosofia, Geografia, Gestão Pública, Gravurismo, História, História da Arte, Letras, Música, Pedagogia, Pintura, Psicologia, elações Internacionais, Serviço Social, Teatrologia e Teoria de Dança.

Área de Exatas: Astronomia, Ciência da Computação, Ciências Matemáticas e da Terra, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Nuclear, Engenharia Química, Estatística
Física, Física Médica, Geologia, Matemática, Matemática Aplicada, Meteorologia, Nanotecnologia, Química, Química com Atribuições Tecnológicas e Química Industrial.

Área de Biociências: Biofísica, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas,
Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina, Microbiologia e Imunologia, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva, Terapia e Ocupacional.


Reportar erro