Conheça a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A UFRN é o principal centro universitário do estado e possui cinco campi: Natal (Campus Central), Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sediada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

História

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) originou-se da Universidade do Rio Grande do Norte, criada em 25 de junho de 1958, através de lei estadual, formada a partir de faculdades e escolas de nível superior já existentes em Natal, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola de Engenharia, dentre outras.

A instituição foi federalizada em 18 de dezembro de 1960, mas, foi a partir de 1968, com a reforma universitária, que a UFRN passou por um processo de reorganização que culminou na consolidação da atual estrutura.

Conheça a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Foto: reprodução/UFRN

Nos anos 70, iniciou-se a construção do Campus Central, que, atualmente, abriga um arrojado complexo arquitetônico.

Estrutura

A UFRN é o principal centro universitário do estado e possui cinco campi: Natal (Campus Central), Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos.

A instituição é composta pela Reitoria, diversas pró-reitorias, secretarias e superintendências, além de Centros Acadêmicos que reúnem os departamentos e coordenações nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas, Biológicas, Saúde, Educação e Tecnologias.

Além dos diversos setores de aulas, laboratórios e bibliotecas, o campus localizado em Natal conta com um Centro de Convivência com restaurante, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos Correios.

Cursos oferecidos

Atualmente, a UFRN oferece 84 cursos de graduação presencial, 9 cursos de graduação a distância e 86 cursos de pós-graduação. São 37.000 estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, 3.146 servidores técnico-administrativos e 2 mil docentes efetivos, além dos professores substitutos e visitantes.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é um dos principais centros de estudo de sismologia do país, além de contar com o curso de pós-graduação em Sistemas Complexos Aplicados às Ciências da Vida, o único na América Latina.

Os cursos de graduação da instituição estão divididos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biomédicas e Ciências Humanas.

  • Ciências Exatas: Arquitetura e urbanismo, Ciências e tecnologia (C&T), Ciências atuariais, Ciência da computação, Engenharia ambiental, Engenharia biomédica, Engenharia civil, Engenharia florestal, Engenharia de alimentos, Engenharia de computação, Engenharia de materiais, Engenharia de petróleo, Engenharia de produção, Engenharia de software, Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Engenharia mecatrônica, Engenharia química, Engenharia têxtil, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Matemática, Química, Química do petróleo, Sistemas de informação, Tecnologia da informação (TI), Tecnologia em Análise Química Industrial, Tecnologia em ciências agrárias e Tecnologia em Mecânica.
  • Ciências Biomédicas: Agronomia, Aquicultura, Biomedicina, Ciências biológicas (biologia), Ecologia, Educação física, Enfermagem, Engenharia de aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em sistemas e serviços de saúde, Medicina, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Aquacultura, Tecnologia em gestão hospitalar e Zootecnia.
  • Ciências Humanas: Administração. Artes visuais, Biblioteconomia, Ciências contábeis, Ciências econômicas, Ciências sociais, Comunicação social, Dança, Design, Direito, Estudos sociais, Filosofia, Geografia, Gestão de políticas públicas, História, Jornalismo, Letras, Música, Psicologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Serviço social, Tecnologia em Administração Rural, Tecnologia em Cooperativismo, Teatro e Turismo.

Reportar erro