Conheça a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS foi classificada como a 4ª melhor universidade federal do país pelo QS World University Rankings, do Reino Unidos


Em 1895 tem início a história da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, a UFRGS. Seus primórdios remetem a fundação da Escola de Farmácia e Química e da Escola de Engenharia. Em seguida, foram fundadas as Faculdades de Medicina em Porto Alegre e de Direito.

Somente em 1934 é que foi oficialmente criada a Universidade de Porto Alegre. Dela faziam parte os Institutos de Astronomia, Química Industrial e Eletrotécnica, além das Escolas de Engenharia, de Comércio, de Odontologia, de Farmácia e as Faculdades de Medicina, Direito, Agronomia, Veterinária, Filosofia, Ciências, Letras e o Instituto de Belas Artes.

O nome tal qual conhecemos hoje só foi adotado em 1950 quando a instituição foi federalizada.

conheca-a-universidade-federal-do-rio-grande-do-sul-ufrgs

Foto: reprodução/Jornal de Ponta

Cursos oferecidos pela UFRGS

Ao todo, são 93 cursos presenciais oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, e mais dois que são ofertados à distância. Até 2013, eram 31.587 estudantes e 2.749 professores, sendo que a grande maioria, 89%, tinha pós-graduação ou doutorado.

Dividida em quatro campos: Campus Central, Campus Saúde, Campus do Vale e o Campus Olímpico. Os cursos oferecidos são: Administração, Agronomia, Arquitetura e urbanismo, Arquivologia, Artes visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da computação, Ciência e tecnologia, Ciências atuariais, Ciências biológicas, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Ciências jurídicas e sociais, Ciências sociais, Comunicação social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações públicas, Dança, Design, Design visual, Design de produto, Educação física, Enfermagem, Engenharias ambiental, cartográfica, civil, de alimentos, de computação, de controle e automação, de energia, de materiais, de minas, de produção, elétrica, hídrica, física, mecânica, metalúrgica, química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, História da arte, Letras, Matemática, Medicina, Medicina veterinária, Museologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Políticas públicas, Psicologia, Química, Química industrial, Relações internacionais, Saúde coletiva, Serviço social, Teatro e Zootecnia.

Um dos destaques da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul é a sua dedicação à pesquisa. A instituição abriga 900 grupos de pesquisa, com a participação registrada de mais de dois mil professores, além de quase 300 técnicos e 3000 mil alunos. Em conjunto, eles desenvolvem mais de cinco mil projetos.

Títulos e reconhecimentos da UFRGS

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação classificou a UFRGS como a melhor universidade do Brasil. A eleição se baseou no índice geral dos cursos em três anos consecutivos, de 2012 a 2014.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul também foi classificada como a 4ª melhor universidade federal do país pelo QS World University Rankings, do Reino Unidos e a quinta pelo Shanghai Jiao Tong University.

A instituição também foi a casa de três ex-presidentes do Brasil. Getúlio Vargas, João Goulart e Dilma Rousseff passaram por suas salas de aula.


Reportar erro