Conheça a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp)

Localizada em Petrolina, Pernambuco, ela é a primeira universidade federal a atuar em dois estados diferentes,pois faz fronteira com Juazeiro, da Bahia


A Universidade Federal do Vale do São Francisco é um dos centros de ensino superior federal mais recentes. Criada em 2002, ela está localizada na cidade de Petrolina, no Sertão Pernambucano, mas é a primeira universidade federal a atuar em dois estados diferentes. É o caso de Juazeiro, da Bahia, que faz fronteira com o estado.

Somente dois anos após a sua criação por meio de lei, a Universidade Federal do Vale do São Francisco iniciou suas atividades acadêmicas. Atualmente, ela tem campus em Pernambuco na cidade de Petrolina, na Bahia nas cidades de Juazeiro e Senhor do Bonfim e no Piauí, no município de Raimundo Nonato.

Conheça a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasp)

Foto: Divulgação

Cursos e campus

Os cursos oferecidos no campus de Petrolina são: Administração, Ciências Farmacêuticas ou Farmácia, Ciências da Atividade Física ou Educação Física, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Em Juazeiro da Bahia as opções são: Curso de Artes Visuais, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Mecânica, Produção e Engenharia da Computação.

No campus de São Raimundo Nonato no Piauí os estudantes podem se graduar em Arqueologia e Preservação Patrimonial e Ciências da Natureza. Já na cidade baiana de Senhor do Bonfim são oferecidos: Ciências da Natureza, Ecologia, Geografia, Geologia e Física. Ao todo são 4.720 estudantes e 441 docentes.

Mestrado

Em relação aos cursos de mestrado, a instituição ainda oferece poucas opções. Em Petrolina, o estudante pode fazer mestrado nas áreas de Ciência Animal, Engenharia Agrícola, Recursos Naturais do Semiárido, Educação do Campo, Gestão em Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Ciência Animal, Ciências da Saúde e Biológicas, Produção Vegetal, Extensão Rural e Metodologias Aplicadas à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Em Juazeiro da Bahia, o mestrando pode se especializar na Ciências dos Materiais e Engenharia Agrícola.

Saiba mais: curiosidades sobre o Vale de São Francisco

A região do Vale do são Francisco engloba as áreas banhadas pelo rio São Francisco. Os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe fazem parte da região.

Pelas suas características de clima e localização, o Vale do São Francisco é um importante produtor de frutas e hortaliças. As cidades de maior peso nessa produção são Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Ambos municípios vizinhos que são separados apenas por uma ponte.

Eles exportam bastante por meio do aeroporto de Petrolina, do porto de Suape e Porto de Aratu. A área também se destaca na produção de vinhos que são beneficiados pela escassez de chuvas, bastante sol e 50% de umidade relativa do ar.


Reportar erro