Conheça a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Com 17 mil estudantes, a UFRPE conta com, aproximadamente, mil professores distribuídos nos campus da instituição de ensino superior


A Universidade Federal Rural de Pernambuco é especializada em oferecer cursos na área de ciências agrárias. Ela possui quatro campus localizados em Recife (capital), na cidade de Garanhuns, no Agreste, em Serra Talhada, no Sertão, e no Cabo de Santo Agostinho, no litoral.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco nasceu em 1912. Inicialmente, o que viria a ser tornar uma universidade eram apenas as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária. Em 1936, a Escola Superior de Agricultura tornou-se estadual e em 1938 foi transferida de Olinda para Recife.

Em 1955, ela foi federalizada e já contava com as Escolas Agrotécnica de São Lourenço da Mata, e do Curso de Magistério de Economia Doméstica Rural. O nome Universidade Federal Rural de Pernambuco, como conhecemos hoje, só foi adotado em 1974.

conheca-a-universidade-federal-rural-de-pernambuco-ufrpe

Foto: reprodução/UFRPE

 

Cursos e estrutura da UFRPE

Ao todo, são oferecidos 32 cursos de graduação, 14 cursos de mestrado e 6 cursos de doutorado. Entre eles: Agronomia, Administração, Artes Visuais Digitais, Administração Pública, Ciências Naturais, Ciências Agrícolas com habilitação em Licenciatura ou Bacharelado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Computação, Ciência da Computação, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Física, Gastronomia e Segurança Alimentar, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

A entidade tem ainda uma série de órgãos suplementares que auxiliam alunos, pesquisadores, docentes e a população em geral, como: Biblioteca Central, Colégio Agrícola Dom Agostinho, Núcleo de Educação Física e Desportos, Núcleo de Tecnologia da Informação, Editora Universitária, Coordenadoria de Comunicação Social, Procuradoria Judicial, Escritório de Representação de Brasília, Centro de Graduação Obra-Escola, Auditoria Interna e o Memorial da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Corpo docente  e pesquisa

Com 17 mil estudantes, a Universidade Federal Rural de Pernambuco conta com, aproximadamente, mil professores distribuídos nos campus da instituição de ensino superior.

Apesar da sua característica rural, muitos cursos oferecidos atualmente não fazem ligação direta com o setor. Isso acontece pois há uma demanda de conhecimentos que atuam indiretamente com o universo das ciências agrárias. Exemplo disso são os cursos de pedagogia e administração que só podem ser aplicados em áreas totalmente distintas das rurais, mas também podem ter relação direta dependendo da sua aplicação.

Na área da pesquisa, a Universidade Federal Rural de Pernambuco se destaca por contribuir significativamente para o conhecimento científico e acadêmico por meio de estudos nas áreas da irrigação, plantio, colheita, animais, transações econômicas e transformações sociais para o homens do campo.


Reportar erro