Conheça as 10 cidades mais limpas do mundo

Ao redor do mundo, existem algumas cidades que alcançaram o nível de excelência quando o assunto está relacionado a limpeza pública. Saiba quais são elas


A obsessão pela limpeza é uma prática que não está restrita apenas a casa de algumas pessoas. Dependendo da educação, políticas públicas e envolvimento comum, essa prática rompe as barreiras das casas e chegam até as cidades.

Dentro desse contexto, quem é que não gosta de desfrutar de uma cidade longe do lixo e bem cuidada?

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, ao redor do mundo, existem algumas cidades que alcançaram o nível de excelência quando o assunto está relacionado a limpeza pública. Nessas cidades, além dos serviços de limpeza pública funcionarem, o grau de conscientização das pessoas também é fator de diferenciação.

Para matar a sua curiosidade em relação a esses lugares, a partir de agora, você vai poder conferir um ranking com as 10 cidades mais limpas do mundo:

1º lugar – Hamburgo – Alemanha

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-hamburgo

Foto: depositphotos

Hamburgo é conhecida pela grande concentração de pontes que cruzam toda a cidade. Por isso ela é considerada uma das mais afluentes cidades da Europa. Tornou-se um polo midiático e industrial, com fábricas e grandes instalações.

A cidade também tem sido um importante centro financeiro, inclusive é sede do segundo banco mais antigo do mundo, o Berenberg Bank. Estima-se que mais de 1,7 milhão de pessoas vivem na cidade.

2º lugar – Chicago, Illinois, EUA

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-chicago

Foto: reprodução/wikipedia

Chicago é a cidade mais populosa do estado de Illinois, nos Estados Unidos. A notoriedade da cidade expressa na cultura popular é encontrada em romances, peças teatrais, filmes, músicas, vários tipos de revistas e nos meios de comunicação.

Chicago possui a maior quantidade de área destinada a parques nos Estados Unidos. São cerca de 220 localidades ao longo da cidade, que possuem uma área total de 30 km² de área verde.

3º lugar – Copenhagen, Dinamarca

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-copenhagen

Foto: reprodução/wikipedia

Copenhague tornou-se a capital da Dinamarca no início do século XV, e durante o século XVII, sob o reinado de Cristiano IV, tornou-se um importante centro regional.

A cidade de Copenhague possui uma infraestrutura moderna de transportes que faz da cidade uma das mais modernas da Europa setentrional nestes parâmetros.

Durante as horas de pico, cerca de 37% da população de Copenhague utilizam bicicletas para evitar os congestionamentos cada vez mais frequentes na cidade, fazendo com que Copenhague seja reconhecida como uma das cidades com maior número de ciclistas no mundo. Outro fato que chama atenção sobre a cidade é a grande quantidade de parques.

4º lugar – Honolulu, Havaí, EUA

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-honolulu

Foto: reprodução/YouTube

Sendo a principal cidade do arquipélago, Honolulu é a porta de entrada e saída de produtos e serviços do estado. O turismo atrai cerca de US$10 bilhões a cidade anualmente.

Sua localização central no oceano pacífico transforma o local em um grande elo de ligação entre os Estados Unidos e os países da Ásia. A cidade também se destaca na indústria militar, pesquisa, desenvolvimento e manufatura.

5º lugar – Helsinki, Finlândia

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-helsinqeu

Foto: reprodução/site roadfortwo

A cidade possui uma rica história, marcada por conflitos contra outros povos, principalmente os russos. O turismo em Helsinque é amplamente dominado e ligado à cultura.

O clima da cidade é temperado continental. Devido à influência atenuante do Mar Báltico, as temperaturas no inverno são mais elevadas, principalmente em comparação com o interior do país. As médias em janeiro e fevereiro estão próximas de -5 °C.

6º lugar – Reykjavik, Islândia

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-islandia

Foto: reprodução/wikipedia

A cidade é conhecida por ser a capital da Islândia e, pela sua posição, é também a capital mais setentrional do mundo. O setor costeiro de Reykjavik é caracterizado pela presença de numerosas penínsulas, estreitos e pequenas ilhas. Reykjavik dispõe também de uma boa rede de linhas de ônibus.

7º lugar – Viena, Áustria

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-vienna

Foto: reprodução/site sairdobrasil

Viena é uma cidade com uma elevada qualidade de vida. No estudo internacional do Mercer, de 2015, a qualidade de vida foi comparada com base em 39 critérios, tais como fatores políticos, econômicos, sociais e ambientais, em 230 cidades em todo o mundo.

Viena ocupou o primeiro lugar pela sétima vez consecutiva. Também está colocada como uma das cidades mais ricas do mundo, atraindo mais de 12 milhões de turistas por ano.

8º lugar – Genebra, Suíça

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-genebra

Foto: reprodução/site fuiefotografei

Genebra é considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo. Genebra é considerada pela pesquisa mundial de qualidade de vida a segunda melhor do planeta, atrás penas da também suíça Zurique.

O Salão Automóvel de Genebra é um dos mais importantes no mundo. A exposição é realizada no Palexpo, um gigantesco centro de convenções localizado ao lado do Aeroporto Internacional.

9º lugar – Curitiba, Brasil

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-curitiba

Foto: reprodução/site YouTube

Em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, Curitiba foi citada como a terceira cidade mais sagaz do mundo, título que leva em consideração a forma conjunta em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico.

Curitiba experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, implantado em Bogotá, na Colômbia.

10º lugar – Singapura

conheca-as-10-cidades-mais-limpas-do-mundo-singapura

Foto: reprodução/site autoportal

Singapura foi avaliada como o país com o maior número de empresas de economia familiar em todo o mundo. Também é um popular destino turístico, contribuindo para a importância desse tipo de indústria.

O país é um importante centro de transporte internacional na Ásia, posicionado em muitos rotas comerciais marítimas e aéreas. A preocupação com o asseio de ruas e áreas comuns obedece uma gestão linha dura do lixo, que chega a proibir a venda de chiclete. Jogar butuca de cigarro no chão, então, pode rende multa de até 400 reais.


Reportar erro