, ,

Conheça a flor que, quando molhada, suas pétalas ficam de vidro

A diversidade da flora do nosso planeta é incrivelmente vasta. São inúmeras ervas, raízes, árvores, arbusto e flores que compõem cenários exuberantes ao longo dos continentes, cada um com sua peculiaridade. Isso é o que torna tão prazeroso o ato de viajar e conhecer lugares diferentes.

Existem plantas que carregam consigo curiosidades. Popularmente conhecida como “flor de esqueleto”, a Diphylleia grayi é uma flor branca encontrada nas montanhas do Japão e nas áreas arborizadas da China.

Ela sofre uma verdadeira transformação, praticamente uma magia, cada vez que entra em contado com as gotas de orvalho ou de chuva.

Conheça a flor que, quando molhada, suas pétalas ficam de vidro

Foto: Reprodução/Youtube/HotOddity

A Diphylleia grayi pertence a uma família botânica chamada Berberidaceae. Essa é uma família de angiospermas (plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto), pertencente à ordem Ranunculales. A espécie possui um valor econômico muito grande devido ao seu cultivo ornamental. Além disso, a família também tem frutos que são utilizados na produção de um alimento.

A pétala da flor da Diphylleia grayi  fica transparente, dando a aparência de terem as “pétalas de vidro” quando recebem água. O fenômeno acontece porque a planta perde a pigmentação que é naturalmente branca, ficando completamente sem cor.

Quando a água evapora da planta, a flor de esqueleto deixa de ter suas “pétalas de vidro” e volta a possuir a sua coloração normal, o branco.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.