Conheça o maior país da Europa

A Rússia é o maior país do continente, com mais de 17 mil Km². Faz fronteira com 14 países, entre eles: Noruega, Finlândia, Estônia e Polônia


A julgar pela riqueza histórica e territorial do continente europeu, um país em específico se destaca pela sua extensão territorial: a Rússia. Ele é o maior país do continente, com mais de 17 mil Km².

Além disso, ele também recebe o mesmo título a nível mundial, já que nenhum outro país é tão extenso feito ele.

A Rússia também é destaque no que diz respeito a quantidade de habitantes. Comparando-se com os demais países do mundo, ela ocupa a primeira posição.

Outra dado bastante interessante a respeito da sua extensão territorial é que, o país ocupa a nona parte de toda a terra do mundo.

conheca-o-maior-pais-da-europa

Foto: depositphotos

Sua grandeza é tão relevante que, além do continente europeu, suas fronteiras se estendem através do continente asiático. Mesmo assim, se o lado russo que se encontra na Ásia não fosse levado em consideração nessa conta, ele continuaria sendo o maior país do continente. No continente europeu, ele ocupa 40%.

Posição geográfica

A Rússia fica situada na parte oriental da Europa e na parte norte da Ásia. O país faz fronteira com outros 14 países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte.

A Rússia tem 11 fusos horários, chegando a variar de +2 horas de GMT em Kaliningrad (extremo ocidental) até +12 horas em Kamtchatka e Tchukotka (extremo oriental).

A capital russa é a cidade de Moscou. Além dela, San Petersburgo e Novosibirsk são consideradas as maiores cidades do país.

Devido ao tamanho do país, o clima na Rússia é bastante diversificado. Na costa do mar Negro ele assume características subtropicais, enquanto na Sibéria, localizada no extremo norte do país, as temperaturas são baixíssimas.

A capital Moscou, está localizada em uma zona de clima moderado, porém as temperaturas por lá podem chegar a casa dos 30ºC negativos.

População e economia

De acordo com estatística população divulgada na Rússia no ano de 2006, a população de lá ultrapassa os 142 milhões de pessoas.

O país também é conhecido pela grande diversidade de grupos étnicos, que pode ultrapassar a casa dos 150. Os mais numerosos são ucranianos e tártaros bem como arménios, azerbaijanos, casakhes e judeus.

A língua oficial falada em grande parte do território da Federação da Rússia é o russo, porém, os grupos étnicos instalados no país ainda falam suas línguas de origem.

Outro ponto de destaque da Rússia é a diversidade cultural, visível desde os seus costumes até traços arquitetônicos.

A unidade monetária russa é o Rubro. O país é detentor da décima segunda maior economia do mundo por PIB nominal.

Já no que diz respeito ao poder de compra, é vista como a sexta maior economia do mundo. No campo militar, seu orçamento é o quinto maior, a nível mundial.


Reportar erro