Conheça o parque Playcenter, em São Paulo

Conheça a história e as grandes atrações do Playcenter, um dos primeiros parques de diversão do Brasil


Playcenter foi um dos primeiros parques de diversão do Brasil. Com o slogan “Sempre Jovem, Sempre Playcenter”, o grande parque foi o primeiro de São Paulo baseado nos parques nas grandes cidades dos Estados Unidos e Europa.

Foi inaugurado no dia 27 de julho de 1973, num terreno de 85 mil metros quadrados na Marginal Tietê, próximo à ponte do Limão na Barra Funda. Suas atividades foram encerradas no dia 29 de julho de 2012 para uma reforma.

História

Com inauguração em julho de 1973, o Playcenter trouxe ao Brasil algumas atrações até então inéditas no país, incluindo a montanha-russa Super Jet, o Carrossel, o Twister, a Maria Fumaça, a Casa do Monstro, entre outros. O parque foi criado pelo empresário boliviano, Marcelo Gutglas.

conheca-o-parque-playcenter-em-sao-paulo-4

Foto: reprodução/Marcus Vinicius Pavan

Em 1973, sob uma cobertura de lona funcionavam uma lanchonete, lojas de souvenires e bijuterias, além de várias diversões. Em pouco tempo, o parque tornou-se um cartão postal da cidade de São Paulo, sendo considerado uma grande opção de lazer para o paulistano e turistas.

Nas férias de janeiro e fevereiro de 1974, uma das atrações que fez mais sucesso foi a Galeria Bonanza, de tiro ao alvo. No mesmo ano, foi inaugurada uma nova atração do parque: o Trenó Aquático, totalmente fabricado no Brasil.

Em agosto de 1988, o Playcenter organizou o primeiro evento denominado “Noites do Terror”, inspirado no Halloween. Nesse evento, o parque recebia ambientação especial e contava com uma programação de shows que criavam um clima de terror. Em 1998, ano em que foi comemorado os 25 anos do Playcenter, ocorreu a inauguração de grandes atrações como a montanha-russa Boomerang e o Cataclisma. As comemorações também contaram com shows especiais no mês de outubro.

Ao longo de seus 39 anos de atividades, o Playcenter recebeu mais de 60 milhões de visitantes vindos de todo o Brasil e países vizinhos.

Atrações

Entre as grandes atrações do parque de São Paulo estavam o Alpen Blitz, Alpha-X-100, Amor Express, Auto Pista, Barca Viking, Boneca Eva, Boomerang, Carrossel Cavalinhos, Carrossel Fantasia, Casa do Espanto, Casa do Monstro, Casa Maluca, Castelo dos Horrores, Castelo Mal Assombrado, Cataclisma, Ciclone, Cine 2000, Colossus, Concorde, Crazy Dance, Double Shock, Dragon, Enterprise, Espelhos Mágicos, Evolution, Flight Commander, Gigangonta, Kamikaze e muitos outros.

Novo parque

O parque Playcenter irá reabrir na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. O empreendimento tem o investimento previsto de 25 milhões de euros e 50% de capacidade do antigo parque localizado na Marginal Tietê. Para viabilizar o parque, a diretoria do Playcenter vem trabalhando junto ao Ministério de Indústria e Comércio.

Veja algumas fotos:

conheca-o-parque-playcenter-em-sao-paulo-3

Fotos: reprodução/Playcenter

conheca-o-parque-playcenter-em-sao-paulo-2

conheca-o-parque-playcenter-em-sao-paulo


Reportar erro