Conheça o significado da bandeira da Bélgica‎

O principal significado da bandeira nacional da Bélgica é a sua própria independência


A bandeira pode dizer muito sobre um país. A história, geografia, cultura, política e a religião de um país podem ser sintetizadas de modo que caibam em um retângulo. A partir das cores e traços presentes em uma bandeira, é possível conhecer um pouco a história de uma nação, incluindo as guerras, revoluções, uniões políticas e rivalidades públicas.

A bandeira da Bélgica, assim como a dos outros países no mundo, é um símbolo visual que representa um Estado soberano, identificando-o perante outros.

Características da Bélgica

Antes de vermos qual é o significado da bandeira nacional da Bélgica, vamos conhecer algumas características do país europeu. O território da Bélgica limita-se ao norte com a Holanda e o Mar do Norte; a oeste, com Alemanha; a sudeste, com Luxemburgo; e, ao sul, com a França.

Conheça o significado da bandeira da Bélgica‎

Foto: Pixabay

Oficialmente denominado como Reino da Bélgica, o país possui um alto índice de industrialização e exerce um importante papel na União Europeia. A sua economia é muito diversificada, destacando-se os setores dos chocolates, metalurgia, medicamentos, diamantes, equipamentos eletrônicos, fabricação de vidros e outros.

Descrição e significado da bandeira

A bandeira nacional da Bélgica é formada por três listras verticais nas cores preta, amarela e vermelha, no formato de 13:15. Foi adotada em 23 de janeiro de 1831, um ano após a Bélgica ter conquistado a independência da Holanda.

Durante a revolta, a bandeira desempenhou um papel importante, pois as suas cores lembravam uma mais antiga, que possuía listas horizontais e fora utilizada durante uma luta anterior, em 1789, nos Países Baixos austríacos.

O formato de três listras verticais foi inspirado na bandeira da França, enquanto as cores preta, amarela e vermelha foram retiradas do brasão de armas dos duques de Brabante. O principal significado da bandeira nacional da Bélgica é a sua própria independência.

A Bélgica também possui outras bandeiras, como a bandeira civil em terra e mar; a bandeira naval militar; a bandeira governamental naval e o estandarte real. As bandeiras históricas incluem as bandeiras de 1789 e 1830.

As cores são originárias do brasão de armas do país e possuem estes significados:

O preto

A cor preta da bandeira nacional da Bélgica representa o escudo.

O dourado

O dourado representa o leão.

O vermelho

A cor vermelha do brasão de armas simboliza as garras e a língua do leão.


Reportar erro