Conheça o significado da bandeira do Azerbaijão‎

A bandeira do Azerbaijão é uma bandeira tricolor, sendo composta por três faixas horizontais de tamanho igual. Conheça o seu significado


O Azerbaijão, de nome oficial República do Azerbaijão, é uma das ex-repúblicas da União Soviética. Está localizado na montanhosa região do Cáucaso, na fronteira entre Europa e Ásia.

A bandeira do país, assim como a das outras nações do mundo, representa um Estado soberano, que o identificará perante outros. Adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991, a bandeira do Azerbaijão apresenta as seguintes cores oficiais: azul, vermelho e verde.

Descrição e significado

A bandeira do Azerbaijão é uma bandeira tricolor, sendo composta por três faixas horizontais de tamanho igual: a azul é a superior; a vermelha, a central; e verde, a inferior. No centro da faixa vermelha, há uma lua crescente de cor branca e uma estrela de oito pontas, também branca.

conheca-o-significado-da-bandeira-do-azerbaijao%e2%80%8e

Foto: Pixabay

Adotada oficialmente no dia 05 de fevereiro de 1991, a bandeira da República do Azerbaijão é dividida nos seguintes significados:

Cor azul

A cor azul da bandeira do Azerbaijão representa a origem turca da nação azerbaijana.

Cor vermelha

O vermelho simboliza a modernização e o progresso.

Cor verde

A cor verde mostra a civilização islâmica.

Lua crescente

A lua crescente da bandeira do Azerbaijão também representa o Islã.

Estrela de oito pontas

A estrela de oito pontas da bandeira da República do Azerbaijão simboliza os oito povos turcos que formaram a nação ao longo dos séculos.

As bandeiras históricas do Azerbaijão

A atual bandeira do Azerbaijão já havia sido utilizada no ano de 1918, quando o país alcançou a sua independência do Império Russo durante a Revolução.

As únicas diferenças da bandeira eram as posições da lua crescente e da estrela, além de seus tamanhos. O uso da bandeira ocorreu até 1920, quando a República Democrática do Azerbaijão foi anexada à União Soviética.

A partir de 1920, adotou-se uma bandeira vermelha com a inscrição CCPA (República Socialista Soviética do Azerbaijão); em outubro de 1952, foi adotada uma nova bandeira, similar a da URSS, mas com uma faixa azul na parte inferior.

Já a atual bandeira do país, tal como a conhecemos hoje, foi adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991.


Reportar erro