Conheça o significado da bandeira do Haiti

A bandeira do Haiti significa muito para os haitianos. Ela é o verdadeiro e maior símbolo da vitória na independência do país


A bandeira do Haiti significa muito para os haitianos. Ela é o verdadeiro e maior símbolo da vitória na independência do país. Foi em  25 de fevereiro de 1986 que o povo do Haiti sentiu a necessidade de criar uma bandeira que representasse a independência do país.

A grande inspiração para a bandeira do Haiti foi a francesa. Eles retiraram a faixa branca que existe na bandeira da França, deixando apenas a azul e vermelha.

Com a retirada da faixa branca, as cores azuis e vermelhas passaram a ficar juntas. Isso remeteu à união dos povos negros e mulatos, os primeiros sendo representados pela coloração azulada e os segundos pelo avermelhado.

conheca-o-significado-da-bandeira-do-haiti

Foto: depositphotos

Em 1804, diferente da bandeira da França que fica na vertical, as duas faixas da bandeira do Haiti (a primeira azul e a segunda vermelha) agora eram na horizontal.

Dois anos depois foi acrescentado à bandeira um quadrado branco com um escudo do Brasão das Armas,  no centro das faixas, significando liberdade.

Entre 1964 e 1986, durante a ditadura de François e Jean-Claude Duvalier, o Haiti sofreu uma pequena modificação em sua bandeira, que passou a ter as faixas na vertical e a faixa azul foi substituída por uma preta. Após o período ditatorial, a bandeira voltou ao seu formato anterior.

Bandeira do Haiti e do Liechtenstein

Graças à semelhança com a bandeira do Haiti, o Liechtenstein precisou dar uma modificada no símbolo principal do país. Durante as Olimpíadas de 1936, notou-se que os dois países estavam usando a mesma bandeira.

Foi então que o povo de Liechtenstein decidiu acrescentar uma coroa dourada na bandeira, para que pudessem diferenciar da do Haiti.


Reportar erro