Conheça o significado das cores da bandeira da Nicarágua

Tanto as listras coloridas, quanto o Brasão de Armas, enaltecem o espírito de fraternidade nicaraguense para com os outros países da América Central


Apesar de sermos brasileiros, conhecemos muito pouco dos países que fazem parte das Américas. São territórios irmãos que possuem uma trajetória muito parecida com a das terras tupiniquins. Vale à pena aprendermos mais sobre. Hoje vamos conhecer uma pouco mais da Nicarágua:

É um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca, onde faz fronteira com El Salvador, Honduras, Colômbia e Costa Rica. O Império Espanhol conquistou a região no século XVI. Mas a Nicarágua alcançou sua independência da Espanha em 1821.

Desde a sua independência, o país passou por períodos de instabilidade política, ditadura e crises que levaram à Revolução Sandinista, de 1960 e 1970. Hoje é uma república democrática representativa. A capital da Nicarágua é Manágua, a terceira maior cidade da América Central.

Conheça o significado das cores da bandeira da Nicarágua

Foto: depositphotos

O idioma mais falado por lá é o espanhol, embora outras línguas nativas sejam faladas por tribos da costa oriental, como o misquito, sumo e rama, além de um inglês crioulo.

A bandeira e seu significado

Foi instaurada em 5 de setembro de 1908. A bandeira nicaraguense possui três listras horizontais (duas azuis, uma em cima e outra embaixo) com o brasão nacional no centro, na listra branca.

A listra branca do Pavilhão Nacional representa o território da nação e simboliza a pureza da Nicarágua. Estas cores foram herdadas do antigo emblema da Federação Centro-americana.

No centro está o escudo nacional, que consiste em um triângulo com cinco vulcões verdes, sobre esses um gorro e um arco-íris. Esse triângulo está rodeado por um círculo formado pelas palavras República de Nicarágua e América Central.

Já as faixas azuis indicam que o território da Nicarágua é banhado por dois oceanos.

Brasão de Armas Nacional

O Brasão de Armas foi criado por decreto legislativo do dia 5 de setembro de 1908. Um triângulo equilátero que engloba a figura de cinco vulcões contínuos que, representando as cinco repúblicas centro-americanas.

Os vulcões emergem entre os oceanos que banham a Nicarágua. As cinco formações significam união e fraternidade entre todos os cinco países da América Central.

Há um arco-íris que aparece como símbolo da paz e um gorro frígio, irradiando luzes que significam a liberdade.

O brasão presente no centro da bandeira da Nicarágua é muito semelhante com a bandeira de El Salvador, ambas são baseadas na bandeira dos Estados Unidos da América Central, país extinto que reunia os atuais territórios da Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala e Costa Rica.


Reportar erro