Significado da bandeira da Nicarágua

Apesar de sermos brasileiros, conhecemos muito pouco dos países que fazem parte das Américas. São territórios irmãos que possuem uma trajetória muito parecida com a das terras tupiniquins. Vale à pena aprendermos mais sobre. Hoje vamos conhecer uma pouco mais da Nicarágua:

É um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca, onde faz fronteira com El Salvador, Honduras, Colômbia e Costa Rica. O Império Espanhol conquistou a região no século XVI. Mas a Nicarágua alcançou sua independência da Espanha em 1821.

Desde a sua independência, o país passou por períodos de instabilidade política, ditadura e crises que levaram à Revolução Sandinista, de 1960 e 1970. Hoje é uma república democrática representativa. A capital da Nicarágua é Manágua, a terceira maior cidade da América Central.

Conheça o significado das cores da bandeira da Nicarágua

Foto: depositphotos

O idioma mais falado por lá é o espanhol, embora outras línguas nativas sejam faladas por tribos da costa oriental, como o misquito, sumo e rama, além de um inglês crioulo.

A bandeira e seu significado

Foi instaurada em 5 de setembro de 1908. A bandeira nicaraguense possui três listras horizontais (duas azuis, uma em cima e outra embaixo) com o brasão nacional no centro, na listra branca.

A listra branca do Pavilhão Nacional representa o território da nação e simboliza a pureza da Nicarágua. Estas cores foram herdadas do antigo emblema da Federação Centro-americana.

No centro está o escudo nacional, que consiste em um triângulo com cinco vulcões verdes, sobre esses um gorro e um arco-íris. Esse triângulo está rodeado por um círculo formado pelas palavras República de Nicarágua e América Central.

Já as faixas azuis indicam que o território da Nicarágua é banhado por dois oceanos.

Brasão de Armas Nacional

O Brasão de Armas foi criado por decreto legislativo do dia 5 de setembro de 1908. Um triângulo equilátero que engloba a figura de cinco vulcões contínuos que, representando as cinco repúblicas centro-americanas.

Os vulcões emergem entre os oceanos que banham a Nicarágua. As cinco formações significam união e fraternidade entre todos os cinco países da América Central.

Há um arco-íris que aparece como símbolo da paz e um gorro frígio, irradiando luzes que significam a liberdade.

O brasão presente no centro da bandeira da Nicarágua é muito semelhante com a bandeira de El Salvador, ambas são baseadas na bandeira dos Estados Unidos da América Central, país extinto que reunia os atuais territórios da Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala e Costa Rica.