Conheça o significado e a história da bandeira de Andorra‎

A bandeira da Andorra é dividade em três faixas desenhadas na vertical. Da esquerda para a direita; azul, amarelo(sobre ela o brasão) e vermelho


Andorra é um país localizado no nordeste da Espanha e sudoeste da França, com um pouco mais de 71 mil habitantes.

A bandeira da Andorra é dividade em três faixas desenhadas na vertical. Da esquerda para a direita; a primeira leva a cor azul, no meio fica a linha amarela e sobre ela o brasão e por último vem o vermelho.

Em 1866, a primeira bandeira do país possuía apenas as cores amarelo e vermelho. A cor azul foi acrescentada e foi apresentada oficialmente como a bandeira da Andorra como hoje conhecemos mais de cem anos depois.

conheca-o-significado-e-a-historia-da-bandeira-de-andorra%e2%80%8e

Foto: Pixabay

A bandeira que conhecemos atualmente foi construída a partir da fusão dos símbolos da França e Espanha, países que são considerados responsáveis por proteger a independência do pequeno país europeu.

As cores azul e vermelho foram retiradas da bandeira da França. Já o vermelho e amarelo do símbolo da Espanha.

O brasão que fica no meio da bandeira possui diversos significados. A mitra e báculo que aparecem no primeiro quadrado são os símbolos do bispo de Seo de Urgel, que desde 1278, logo no princípio, junto com os condes de Foix, governaram Andorra.

O segundo e terceiro quadro remetem aos braços do Condado de ex-Foix e Catalunha. No último quadro há o desenho de duas vacas. Os animais são derivados da Região francesa Béarn. Desde 1993, o país é independente. No entanto, o bispo de Seo de Urgel e o presidente francês ainda são conjuntamente os presidentes de Andorra.


Reportar erro