Consultor lista 8 dicas para utilizar as redes sociais de forma profissional

O consultor de RH, Celso Bazzola, lista algumas excelentes dicas para quem deseja crescer profissionalmente com a ajuda das redes sociais


No decorrer dos últimos anos, as redes sociais vêm tomando bastante espaço na sociedade. No início, as redes eram apenas para a diversão e entretenimento, mas, a cada dia, elas vêm se tornando coisa séria para muitos.

Muitas pessoas já perceberam que o uso adequado das redes sociais pode potencializar as suas carreiras, promovendo o network e o crescimento profissional.

Neste contexto, é necessário que os usuários das redes sociais estejam atentos a alguns pontos, tomando alguns cuidados similares aos que tomamos em nosso dia a dia, seja na rua, no trabalho ou em casa.

8 dicas para utilizar as redes sociais de forma profissional

Consultor lista 8 dicas para utilizar as redes sociais de forma profissional

Foto: depositphotos

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH, lista algumas excelentes dicas para quem deseja crescer profissionalmente com a ajuda das redes sociais. Confira a seguir:

Quer ampliar os contatos? Preze pela qualidade

Formar um amplo grupo de contatos nas redes sociais é interessante, no entanto, preocupe-se mais com a qualidade do que com a quantidade. Você pode buscar amizade com pessoas que julgar interessantes para a sua vida profissional, mas, não precisa convidar todo mundo que conhece ou que é “amigo do amigo”.

Publique com inteligência

É muito comum nos depararmos com “posts” sem conteúdo pertinente nas redes sociais. Mas, se você quer utilizar as redes sociais de forma profissional, procure se diferenciar com publicações que tenham um conteúdo interessante. Uma boa dica é levantar assuntos relacionados ao seu campo de atuação.

Valorize as suas conquistas profissionais

Mostre as ações exitosas que você realizou, os resultados de projetos interessantes ou titulações alcançadas, porém, tome o cuidado de se autopromover na medida certa, evitando soar arrogante. Marcar as pessoas – com permissão prévia – que estavam envolvidas nos trabalhos também pode aumentar a sua visibilidade na rede.

Pense antes de “curtir” uma publicação

“Curtir” uma publicação ou uma página é algo bastante rotineiro em algumas redes sociais, mas, se você quer torná-las uma ferramenta de uso profissional, deve tomar alguns cuidados antes de curtir e compartilhar um texto. Sempre leia a página ou publicação atentamente para ver se não há nenhuma informação nas entrelinhas. Outra dica é pesquisar antes de entrar em qualquer grupo, evitando aqueles que incitem o ódio ou o preconceito.

Pense antes de escrever

Antes de escrever nas redes, analise os pontos positivos e negativos de uma publicação. É importante pensar se a foto ou texto publicado por você não vai interferir negativamente na sua vida profissional. Lembre-se de evitar exposições desnecessárias.

Cuidado o com as características das redes

O Facebook pode até ser mais aberto, mais descontraído (ao contrário do LinkedIn, por exemplo), mas, você deve se lembrar que os parceiros e recrutadores também entrarão no seu perfil nessa rede.

Evite os debates calorosos

Não raro, as redes sociais “fervem” com debates que envolvem política, religião, futebol etc. Evite entrar nesse tipo de conversa, pois, geralmente, não leva a lugar nenhum e não termina bem. Além disso, você não sabe qual é o posicionamento dos seus parceiros de negócios.

Evite se expor demais

Em muitas redes sociais, é comum vermos fotos de baladas, bebedeiras, em trajes de banho etc. Se você quer usar as redes de forma profissional, é importante evitar se expor demais.


Reportar erro