Contexto histórico do Humanismo

Por Camila Albuquerque

Contexto Histórico do Humanismo

Imagem: Reprodução

O que foi?

Durante o Renascimento, a filosofia tomou outros rumos e o mais importante deles foi o Humanismo. Trata-se de um conjunto de ideias que valorizam as ações humanas e valores morais (justiça, respeito, honra, liberdade, solidariedade, amor, etc.). O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo – “O homem como o centro do pensamento filosófico” –, que era contrário ao teocentrismo – “Deus no centro do pensamento filosófico” – mas existem várias vertentes, até um humanismo marxista, originado de uma linha interpretativa dos textos de Marx em sua adolescência.

Contexto Histórico do Humanismo

  • No final do século XV, a Europa passava por grandes mudanças (expansão marítima, desenvolvimento do comércio, surgimento de pequenas indústrias, surgimento dos burgueses, etc.) e todas elas foram agilizadas pelos humanistas.
  • Os humanistas eram estudiosos da cultura clássica antiga, uns ligados à igreja, outros eram artistas e historiadores, independentes ou protegidos por mecenas. Eles foram muito importantes para o humanismo, pois divulgavam as ideias e novos conceitos, também identificavam e valorizavam os direitos dos cidadãos.
  • O Humanismo provocou mudanças na consciência popular e junto com a burguesia (graças à intensificação das atividades marítimas, industriais, agrícolas e comerciais), foram lentas e gradativamente acabando com a estrutura e o espírito medieval , que ainda estava um pouco presente na Europa.
  • Em Portugal, o humanismo influenciou: as mudanças processadas no país pela Revolução de Avis, os efeitos mercantilistas, a conquista de Ceuta (1415), etc.
  • A manifestação da imagem poética, marginalização da arte lírica e o fim do Trovadorismo. A partir do Humanismo, o ambiente se tornou mais propício à crônica e à prosa histórica, ao menos nas primeiras décadas do Renascimento.
  • Galileu, Paracelso, Gutenberg, entre outros, começavam a se destacar, por meio de suas recentes descobertas.
  • A filosofia desponta como uma atividade intelectual renovada, já que agora com interesse pelos autores da antiguidade clássica. Virgílio, Aristóteles, Cícero e Horácio foram nomes importantes para isso. É por causa deles que este período também é chamado de Classicismo.
  • Neste contexto cultural que o humanismo surge, a visão antropocêntrica influencia em todos os campos: literatura, música, escultura e artes plásticas. Na literatura, os autores que exerceram maior influência foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro), Petrarca (Cancioneiro)e Boccaccio (Decameron). Todos italianos.

Em resumo, o Humanismo pode ser descrito como uma ideia surgida durante o Renascimento, que coloca o homem como centro de interesse, ou seja, é em torno dele que tudo acontece.

Imagens

O Usurário e Sua Esposa

O Usurário e Sua Esposa – Quentin Matsys. | Imagem: Reprodução

 

A Virgem e o Menino com Santa Ana

A Virgem e o Menino com Santa Ana – Leonardo Da Vinci. | Imagem: Reprodução

 

Homem Vitruviano

Homem Vitruviano – Leonardo Da Vinci. | Imagem: Reprodução