Corrida Espacial

Uma das grandes marcas da Guerra Fria, a denominada Corrida Espacial ocorreu na segunda metade do século XX e foi uma disputa travada entre…


Uma das grandes marcas da Guerra Fria, a denominada Corrida Espacial ocorreu na segunda metade do século XX e foi uma disputa travada entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos, as duas superpotências da época, que visavam a supremacia na exploração e tecnologia espacial e envolveu esforços no lançamento de satélites artificiais, viagens tripuladas à Lua e voo espacial humano sub-orbital e orbital em torno do Planeta Terra.

Corrida Espacial

Foto: Reprodução

Contexto histórico

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim em 1945, dando início à hegemonia de dois países, as duas superpotências da época: União Soviética e Estados Unidos.  A partir daí, iniciou-se um novo conflito no mundo com o enfrentamento de dois grupos ideológicos antagônicos: o capitalismo, com a liderança dos Estados Unidos, e o socialismo, que tinha a União Soviética como maior representante.

Os Estados Unidos se fortaleceram com a vitória dos aliados na Primeira Guerra e, com os lucros obtidos na Segunda Guerra, consolidaram a sua economia capitalista; já a URSS fortaleceu a sua política socialista após a vitória sobre a Alemanha.

Estes dois países eram, na época, os mais avançados tecnológica e militarmente no mundo e o confronto entre eles foi chamado de “Guerra Fria” pela impossibilidade de um atacar diretamente o outro, já que a consequência poderia ser a aniquilação mútua. Dessa forma, o confronto entre as duas superpotências foi marcado pela exploração do espaço, necessária para a segurança nacional e símbolo de superioridade tecnológica de cada país.

Os principais fatos da Corrida Espacial

O lançamento do satélite soviético Sputnik I, em 04 de outubro de 1957, marcou o início da Corrida Espacial. No dia 03 de novembro daquele mesmo ano, os soviéticos deram outro passo: enviaram ao espaço a cadela Laika como tripulante da nave Sputnik II. Laika foi o primeiro ser vivo a viajar pelo espaço; Yuri Gagarin, também soviético, foi o primeiro homem a efetivamente viajar no espaço, transportado pela nave Vostok I, em um voo orbital no dia 12 de abril de 1961.

Logo após o satélite Sputnik I, os estadunidenses enviaram o satélite Explorer I, em 31 de janeiro de 1958.

Os dois países rivalizavam-se pela supremacia tecnológica e os Estados Unidos investiram em um programa que resultou no Projeto Apollo, com o objetivo de levar homens à Lua. No Natal de 1968, foi realizada a primeira viagem em torno da Lua, com os tripulantes da Apollo 8. No ano seguinte, a expedição Apollo 11 pousou a primeira nave na Lua, com Neil Armstrong e Edwin Aldrin sendo os primeiros homens a caminhar sobre o solo do satélite natural do planeta Terra.

O projeto cooperativo Apollo-Soyuz, realizado em julho de 1975, unia os esforços dos estadunidenses e dos soviéticos e ficou como o marco final da Corrida Espacial.


Reportar erro