Cretáceo

Conheça as principais mudanças que aconteceram durante o período Cretáceo no Planeta Terra, e saiba como isso influenciou o planeta como conhecemos hoje


Chamamos de Cretáceo o último período da Era Mesozóica, que aconteceu entre 145 e 65 milhões de anos atrás.

Era mesozoica

Esse período foi marcado por diversas alterações na constituição terrestre, sendo a sucessão da Era Paleozóica e estabelecendo novas características para o mundo que podem ser notadas até os dias atuais. Dividida em três períodos, sendo que o primeiro é o mais distante em tempo dos dias atuais, e o último o mais próximo, a Era Paleozóica é composta por período Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Durante o primeiro período, houve a fragmentação da Pangeia, placa única terrestre que formava a parte de terra do planeta, composta por todos os continentes que conhecemos atualmente. Essa fragmentação deu origem à9j dois blocos, a Laurásia e Gondwana, que são as raízes das formas atuais territoriais.

Essa nova constituição acabou trazendo sérias consequências para a fauna e para a flora do Planeta, alterando de forma bastante significativa a vida na Terra8. Com a porção única, existente anteriormente, o clima era mais ameno apenas nas regiões litorâneas, e quanto mais no interior, mais quente e seco ficava. Essa situação fez com que se formassem desertos na região central da Pangeia e, com a divisão, houve uma amenização climática em mais ambientes do continente.

Cretáceo

Foto: Reprodução/ internet

A nova condição climática permitiu que novas espécies se estabelecessem devido ao clima semelhante ao temperado tropical: as florestas se tornaram mais intensas e constantes, e isso favoreceu o surgimento de novas plantas, além da biodiversidade. A fauna teve o domínio dos répteis e deles surgiram as aves e os mamíferos.

O período Cretáceo

Por fim, durante o período Cretáceo, que sucede ao período Jurássico, se consolidou tudo que havia surgido de novidade durante os períodos anteriores dessa Era. Esse período é dividido em Cretáceo Inferior e Superior, e teve vastas florestas tropicais em diversas regiões, e as plantas que eram dotadas por flores, acabaram se espalhando por todos os ambientes durante esse período.

Foi aí que o apogeu dos dinossauros se deu, sendo que eles dominavam o mundo estando presentes nos ares, nos mares e na terra. No fim desse mesmo período, entretanto, se deu a extinção dos dinossauros e o surgimento dos mamíferos placentários.

A Terra começa, então, a tomar a forma como a conhecemos nos dias atuais, havendo ainda o surgimento de rochas esbranquiçadas que evidenciam uma presença bastante intensa de calcário. O período Cretáceo é sucedido pelo Período Paleogeno da Era Cenozóica.


Reportar erro