Cruzada das crianças

A cruzada das crianças é pouco conhecida e estudada. Alguns afirmam que o motivo é por não haver muitas fontes, outros dizem que é…


A cruzada das crianças é pouco conhecida e estudada. Alguns afirmam que o motivo é por não haver muitas fontes, outros dizem que é porque não foram muito importantes. A primeira cruzada das crianças teve início em 1212, quando um grupo de crianças pobres liderou milhares de camponeses, mendigos e doentes. Eles cruzaram a Europa com a intenção de chegar à Terra Santa, Jerusalém. Essas crianças partiram de alguns locais da Alemanha e da França, infelizmente a maioria dessas crianças não voltaram para as suas casas. Muitas foram sequestradas ou escravizadas no meio do caminho e muitas outras acabaram morrendo de frio ou de fome.

Cruzada das crianças

Foto: Reprodução

Como ocorreu?

Há historiadores que falam que um garotinho de 12 anos de idade, chamado Estevão foi à procura do rei Felipe Augusto, em Saint Denis, para lhe entregar uma carta. O garotinho afirmava que Jesus havia lhe pedido para liderar uma nova cruzada contra os mulçumanos, expulsando-os da Terra Sagrada. Ele havia lhe dito também que esta expedição deveria ser formada apenas por crianças, pois essas eram puras de coração e de alma. Por este motivo, elas receberiam a ajuda de Deus, venceriam os infiéis e retomariam a Terra Santa. O rei Felipe, após receber a visita de Estevão ficou apavorado e sem saber o que fazer foi em busca de conselhos dos acadêmicos da Universidade de Paris. Após ser aconselhado, o rei falou a Estevão que voltasse para casa.

O mito

Depois que o rei Felipe mandou Estevão voltar para casa surgiram muitas histórias e até hoje ninguém sabe o que realmente aconteceu. Há relatos de que ao voltar para casa muitas pessoas tomaram conhecimento sobre a história que Estevão havia contado ao rei Felipe. Ele acabou por se tornar muito popular, todos falavam de Estevão como se fosse um profeta. Foram muitos os religiosos e peregrinos que se juntaram a ele para seguir em direção à Terra Santa. Mas Estevão alertava os seus seguidores dizendo que apenas os puros de coração é que poderiam cumprir essa cruzada.

O jovem Estevão passou a ser conhecido por ter feito vários milagres naquela época. Havia pessoas que o santificavam. Com isso, ele conseguiu juntar muitas crianças em sua jornada. Após um longo período de peregrinação, chegando ao mar mediterrâneo, o jovem havia ordenado que o mar abrisse passagem para eles, mas o milagre não aconteceu, muitos desistiram e os que permaneceram foram escravizados.


Reportar erro