Descubra a origem do nome canguru

Expressão ‘canguru’ teria surgido de um nada mais, nada menos que engano


Uma espécie de animal que pula como nenhuma outra e cujo seu habitat é predominante na Austrália. Inclusive, este é tido como animal símbolo do país. Se você imaginou o canguru, acertou. Todavia, certamente você nem supõe a história que existe em torno da nomenclatura desse bicho.

‘Batismo’ por engano

Segundo conta o livro “De onde vêm as palavras: origens curiosidade da língua portuguesa”, cuja autoria é do escritor, professor, etimologista brasileiro e integrante da Academia Brasileira de Filosofia Deonísio da Silva, a expressão “canguru” teria surgido de um nada mais, nada menos que engano.

Descubra a origem do nome canguru

Foto: Pixabay

De acordo com o escritor, os primeiros navegantes ingleses que chegaram em território australiano viram o animal e o acharam um tanto estranho e diferente dos que eles já estavam habituados a ver. Foi a partir daí que os estrangeiros questionaram os nativos da Austrália, à época, a respeito de qual seria o nome do bicho “diferente” que era capaz de transportar seus filhotes numa espécie de bolsa e que davam saltos como nenhum outro animal.

Nomenclatura derivada de ‘kan ghu ru’

Conta a história que, os nativos, sem entender a língua dos ingleses, teriam dado resposta em um dos mais de 100 idiomas falados, à época, na Oceania: kan ghu ru. Segundo dados históricos, tal expressão teria o significado de “nós não te entendemos”. Posteriormente, após algumas discussões, os ingleses teriam dado origem ao nome canguru e assim batizado o animal.


Reportar erro