Descubra a trajetória do software Flash

Descubra o que é o Flash e o Adobe Flash Player usado no computador e saiba as utilidades e aplicações do programa, além de seu desenvolvimento


Criado nos anos 90 pela empresa chamada Futurewave, o flash não recebeu sempre esse nome: antes era chamado de smartsketch. O software foi alterado, criando-se um player em Java, quando o programa passou a ser chamado de Cellanimator. Essas alterações, no entanto, somente foram feitas quando muitos usuários da internet solicitaram algo que pudesse criar animações para a web.

Posteriormente, a Macromedia comprou o Cellanimator e mudou o nome do software para Flash, que continuou em constante evolução em suas mãos. A empresa, no entanto, estava falindo, e foi comprada no ano de 2005 pela Adobe. No mesmo ano, os técnicos da Adobe lançaram o Adobe Flash Player CS3, que representou um grande avanço para o software que, agora, estava nas mãos da maior empresa de design gráfico do mundo todo.

ActionScript

ActionScript é como chamamos a linguagem usada para o Flash desde 1999. Ela permitiu que o usuário pudesse criar loops, além de usar variáveis de condições, aumentando em muitos pontos as possibilidades do programa.

Descubra a trajetória do software Flash

Foto: Reprodução

A linguagem, relativamente fácil, pode ser usada para o desenvolvimento e criação de diversas coisas como aplicações das mais simples até os efeitos visuais surpreendentes, além de suavizar e melhorar seus detalhes.

Como funciona

O CS4 não apresentou tantas diferenças quando comparado à versão anterior, CS3, mas o CS5, por sua vez, teve mudanças significativas na Timeline quando comparado ao CS4. As animações são feitas em camadas de forma a desenhar o movimento do objeto: primeiro, desenha-se na posição inicial e depois no estado final, e então adicionar um comando. O programa então irá fazer o percurso, mesclando as duas imagens.

Trata-se de um programa leve e relativamente fácil de ser usado, principalmente a partir da versão CS3. O programa vem evoluindo constantemente acompanhando a internet, que cada vez fica mais veloz.

Adobe Flash Player

O Adobe Flash Player é um plugin multiplataforma, baseado em navegador. Com ele, é possível visualizar conteúdos e vídeos, sendo, tecnicamente, uma máquina virtual que executa arquivos SWF ou Flash, que podem ser criados pelo Flash, Adobe Flex, entre outras ferramentas.

Normalmente, jogos de internet, vídeos, entre outras coisas, precisam do Adobe Flash Player para serem executados no computador perfeitamente. Ter esse programa no computador garante uma das melhores tecnologias disponíveis no mercado atualmente no segmento da reprodução gráfica, e isso fez com que se tornasse bastante popular e requisitado.


Reportar erro