Descubra a trajetória do software Flash

Descubra o que é o Flash e o Adobe Flash Player usado no computador e saiba as utilidades e aplicações do programa, além de seu desenvolvimento


A forma mais parecida com o Adobe Flash Player que conhecemos hoje foi lançada em 1996. Mas, antes disso, o software percorreu um longo caminho até conquistar computadores do mundo inteiro.

O idealizador do programa foi Jonathan Gay. Ele criava jogos em um formato bem simples, passou pelo SuperPaint, Airborne I e Silicon Beach Software, onde começou a criar programas em gráficos para a Mac e Windows.

Depois de trabalhar para companhias importantes, Gay decidiu abrir a sua própria empresa, chamada Future Wave Software. Foi nela, que ele desenvolveu um dos primeiros programas de computador para vetores, o SmartSketch.

Jonathan Gay criou ainda o Animator Futuro Splash, foi quando ele chamou a atenção da Macromedia, que comprou o Splash animador e o transformou em Macromedia Flash 1.0.

Descubra a trajetória do software Flash

Foto: Reprodução

Anos mais tarde, a Adobe comprou a licença de distribuição do software Flash Player, a evolução do Animator Futuro Splash.

Essa ferramenta permitiria que designers e programadores do mundo inteiro pudessem desenvolver botões, painéis de navegação, desenhos, jogos, anúncios e muitas outras áreas que precisam do flash para melhorar a interação dos usuários com a web.

Conheça as principais versões do Adobe Flash Player

Macromedia Flash Player 2

Em 1997, com os primórdios do flash era possível dar movimentos a vetores e interagir alguns botões entre si.

Macromedia Flash Player 3 (1998)

Nessa versão, de 1998, o usuário já conseguia comprimir arquivos em MP3, comandar alguns botões para interação e visualizar uma animação mais evoluída.

Macromedia Flash Player 4

Em 1999, o software começou a se popularizar por meio de um plug-in disponível para baixar MP3.

Macromedia Flash Player 5

No início do ano 2000, a quinta versão do programa apresenta o ActionScript, que permitia a personalização das interfaces.

 Macromedia Flash Player 6

Em 2002, surge o Flash Remoting e os serviços na internet. Nesta época surge também a distribuição de áudio e vídeo para os usuários que populariza ainda mais os downloads da sexta versão do Macromedia Flash Player.

Macromedia Flash Player 7

Nesse contexto, é possível já criar gráficos e efeitos e permitir a exportação de arquivos em PDF sem erros.

Macromedia Flash Player 8

Em 2005, os formatos em GIF e PNG já são introduzidos na versão 8. Nesse ano, a Adobe compra a Macromedia.

Adobe Flash Player 9

A partir dessa versão, o Flash Player passa a ser licenciado pela Adobe, que traz inúmeras evoluções ao programa, desde do melhoramento dos recursos em flash até as inovações mais recentes que incluem as versões que se utilizam de vetores em 3D.


Informar erro